Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Benefícios - Cidade Digital
Benefícios - Cidade Digital

Informativo

Benefícios - Cidade Digital

A tecnologia já está incorporada na vida do cidadão, fazendo com que ele cada vez mais torne-se mais exigente quanto aos serviços e processos oferecidos pelo setor público. Não apenas tecnologia em si, mas sim a qualidade de vida que ela proporciona. Diante deste cenário, o investimento em tecnologia de informação e comunicação não é mais um privilégio para poucos municípios, mas sim uma demanda da população.

Os moradores de sua cidade querem cada vez mais sinal de internet de qualidade, rapidez nos serviços, comodidade nas solicitações, ter suas queixas respondidas prontamente, além de tantas outras melhorias que a tecnologia está presente no setor público, e cada vez mais o cidadão tem cobrado seus representantes para terem uma cidade digital, assim como melhorias na educação, saúde, mobilidade urbana e segurança pública.

O termo “Cidade Digital” engloba diversas iniciativas que podem ser definidas como a utilização de maneira eficiente das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor público, de forma a proporcionar melhorias tangíveis tanto internamente quanto para os munícipes. 

Para alcançar efetivamente essas melhorias, é necessário incluir a TIC no planejamento estratégico do município, levando em consideração os investimentos e resultados a curto, médio e longo prazos. As TICs são instrumentos para solucionar os mais variados problemas do município. Por isso, pensar as cidades e planejar seu futuro não pode deixar de lado esta dimensão. Como princípio, o planejamento é de fato procurar as melhores soluções para o presente e o futuro e utilizá-las da melhor forma possível, elencando prioridades e estratégias para o desenvolvimento da localidade.

Os benefícios alcançados com isso são inúmeros e variam de acordo com cada município e necessidades identificadas, porém é possível citar alguns exemplos e como impactam de forma transversal nos demais setores:

Arrecadação
Para a administração pública, os processos informatizados oferecem fácil controle sobre inadimplência de impostos. Em alguns municípios, a disponibilização do sinal gratuito de internet para a população é feita mediante a comprovação de quitação dos tributos municipais, elevando a arrecadação. Com uma nova dinâmica econômica, característica de cidade digital, há mais dinheiro na economia local, com novos negócios, nova relação comercial, refletindo-se nos cofres da prefeitura, com maior volume financeiro e com menor dependência de recursos federais e estaduais.

Comunicação
Estabelecer um canal direto entre os cidadãos com o poder público, entidades e iniciativa privada, favorece toda a cidade, desde processos simples como consulta de informação até campanhas de participação popular e oportunidades de negócios e empregos. E também traz a igualdade para as relações, com todo e qualquer cidadão tendo acesso às informações que desejar. Para a administração pública os benefícios em telecomunicações são muito relevantes.

Com a interligação dos órgãos do município em rede, ligações telefônicas podem ser realizadas a custo zero (através de VoIP) e processos administrativos podem ser acompanhados em tempo real. Redução dos custos de transporte e interligação com Ministérios e Secretarias Estaduais podem trazer benefícios para todas as secretárias e órgãos da administração municipal. A comunicação rápida e assertiva é em si o maior benefício para a cidade, aberta e participativa.

Social
A lógica da exclusão digital segue a mesma da exclusão social. Assim, as populações mais carentes são as que menos têm acesso à web. Portanto, planejar ações que garantam a massificação do acesso à internet, proporciona condição de igualdade no acesso à informação. Benefícios nas áreas de educação, serviços públicos, empregabilidade, empreendedorismo e compartilhamento de informações e ideias passam a fazer parte de modo constante da vida de todos, realizando a inclusão social. Além disso, políticas públicas de acesso à renda e combate à pobreza passam a ser divulgadas diretamente para esses públicos e ações institucionais de ONGs e Fundações que fomentem o desenvolvimento humano passam a ser de conhecimento universal.

Para a administração pública, incluir digitalmente a população traz benefícios diretos, como o reconhecimento popular, mas também indiretos, com a apropriação dos recursos digitais por parte dos munícipes, novas oportunidades econômicas surgem, trazendo ganhos para a economia do município. Outro fator importante, é que com o canal de comunicação direto com todos os públicos da cidade, existe como estabelecer políticas e metas para incluir diretamente a população em campanhas e objetivos de desenvolvimento.

Educação
A educação sempre é beneficiada com a disponibilização da internet. O acesso ao conhecimento, à construção de novos saberes e a promoção da cultura são próprios desse meio de comunicação. Além desses fatores libertadores, o número de cursos formais e não-formais cresce e os usuários podem apreender e desenvolver novas competências e habilidades sem necessidade de deslocamentos.

Para a administração pública, é possível obter acesso aos dados das escolas, como frequência e desempenho dos alunos, administração de materiais, carga-horária de professores e profissionais, além de realizar matrículas online e integrar seu sistema com o Ministério da Educação e Secretaria Estadual de Educação, facilitando capacitações e treinamentos. Com a cidade digital, os laboratórios das escolas podem se transformar em multiplicadores do saber para e com a sociedade, por meio de oficinas e cursos, e diferentes escolas da cidade podem interagir ao mesmo tempo, em uma rede de conhecimento.

Segurança Pública
A infraestrutura necessária para a implantação das iniciativas de Cidade Digital permite aplicações diversas em segurança pública. Câmeras de vigilância utilizando softwares de monitoramento eletrônico capazes de identificar padrões de comportamento anômalos e alertar os responsáveis, entre outros. Para a defesa civil um sistema de informação eficaz, possibilita identificar desastres naturais ou situações adversas, como incêndios, e é possível alertar as autoridades competentes e a população com maior rapidez, diminuindo perdas e salvando vidas.

Economia e Empreendedorismo
Nos pequenos municípios que figuram no seleto grupo de Cidades Digitais, a economia dos suprimentos de informática foi alavancada, com especial destaque para o comércio local, e outras áreas também tiveram melhorias, pois com a economia da população em assinaturas de internet e em deslocamentos para solucionar problemas, esses recursos também foram reintroduzidos na economia local. A redução do custo de telecomunicações e de transporte das prefeituras se reverte em investimento em outras áreas, estimulando novos setores da economia a crescer. 

De forma geral, em pequenos municípios em que a prefeitura implantou a infraestrutura, os empreendedores privados podem obter grande vantagem competitiva, pois se esta infraestrutura for compartilhada com a sociedade, através de um modelo de concessão, pode-se investir em tecnologia para diminuir custos para toda a cadeia produtiva, nos setor diversos setores da economia (agricultura, indústria e serviços). Ter acesso aos softwares de gestão e serviços públicos pela web profissionaliza empresas e traz à formalidade muitos empreendedores. Para a administração pública, ser reconhecida como inovadora e preocupada com o desenvolvimento contínuo do município, é uma vantagem em uma época de competição entre cidades por investimento externo e criação de empregos. Atrair investimento é uma das motivações para melhorar o ambiente de negócios de uma cidade.

Turismo
Contar com um canal de informações completas do município e seus principais atrativos estimula a atividade turística e traz novas oportunidades de negócios e emprego para o município. Divulgar hotéis, restaurantes, transporte e facilitar a vida do turista com sinal wifi nos lugares mais movimentados, melhora a imagem da cidade e surge um ciclo virtuoso de hospitalidade e negócios. Para a administração pública, contar com um canal turístico na internet traz ganhos de visibilidade, podendo atrair eventos e reforça a imagem positiva da cidade para seus cidadãos e visitantes.

Sobretudo, o gestor pode embasar toda a política pública do setor pautada em dados, explorando as potencialidades e suprindo as carências identificadas. 

Visibilidade
Uma cidade com presença virtual projeta-se para o mundo. Pessoas de qualquer parte do planeta podem obter informação sobre o município e suas características. Na imprensa, as iniciativas de Cidade Digital e seus benefícios, como programas de inclusão digital e de melhoria da gestão ganham destaque e promovem a administração municipal e, consequentemente, garantem o reconhecimento popular e maior representatividade regional para o município.

Mobilidade
A internet encurta as distâncias, tanto sociais como físicas, pelo sistema também conhecido como infovia, possibilitando que muitas soluções possam ser encontradas sem a necessidade de deslocamentos. Assim, inúmeras distâncias deixam de ser percorridas, economizando tempo e gastos de transporte e inibindo o tráfego nas ruas.

Para a administração, o planejamento de tráfego é beneficiado com o monitoramento das vias por câmeras e sensores, obtendo resultados que ajudam a planejar a implantação de semáforos inteligentes, as políticas de ciclomobilidade e os modais mais adequados às necessidades locais, além, é claro, do monitoramento de acidentes, congestionamentos, enchentes, entre outros problemas.

Saúde

A integração das unidades de saúde via fibra óptica e utilização de sistemas proporciona comunicaçao rápida e controle de todo o atendimento, reduzindo filas, gastos e, principalmente, aumentando a eficiência do atendimento no setor.