Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Como funciona?
Como funciona?

Informativo

Como funciona?

Uma Cidade Digital não pode prescindir de alguns elementos essenciais para o seu desenvolvimento:

Infraestrutura

Para uma cidade tornar-se digital, é necessário investir em infraestrutura de redes. Independentemente do modelo tecnológico adotado, esta infraestrutura necessita ser corretamente dimensionada para o fluxo de dados, mas prevendo o rápido aumento fluxo futuro. Inicialmente, é sugerida em diferentes políticas públicas, a infraestrutura para interligar os diferentes órgãos da administração municipal, tendo em vista a economia com telecomunicações e por representar a base para a implantação de aplicativos de gestão e atendimento ao cidadão.

Comunicação

Informação para todos é um direito básico. Neste sentido, a comunicação entre governo e sociedade é necessária. Comunicação efetiva entre a população e os diversos atores sociais, como Estado, Instituições e outros cidadãos, possibilita a formação de uma cultura digital.

Para garantir a comunicação, não basta apenas possuir a infraestrutura, mas também promover ações de democratização ao acesso a este modelo digital e executar ações que garantam a efetividade comunicacional. Transmitir assertivamente os dados necessários para atender às demandas da sociedade é, além de comunicar, educar e induzir o desenvolvimento local. Estas duas demandas, comunicação e inclusão, são as bases para promover uma nova dinâmica social, de participação popular e desenvolvimento, fomentando a inserção de novos empreendedores na esfera virtual.

Conceito dinâmico

Não há uma fórmula para todas as cidades, apenas diretrizes para facilitar a  construção de um ecossistema de inovação para fomentar o desenvolvimento. O ideal para uma cidade digital ao iniciar a implantação de seus programas é antes de tudo, pensar em pavimentar seu caminho para tornar-se uma cidade inteligente, ou seja, aquela que utiliza as TICs para a melhoria da gestão e da vida das pessoas instantaneamente a coleta e tratamento dos dados, de forma integrada e facilitando a tomada de decisão de gestores, empresários e cidadãos.

Sempre é bom lembrar: conhecimento da realidade local é a chave do sucesso. A partir deste, pensar nas soluções mais adequadas para os problemas atuais e para o futuro pode representar a diferença entre o fracasso e o sucesso deste investimento.