Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Internet Gratuita
Internet Gratuita

Informativo

Internet Gratuita

A formação da RIG (Rede de Internet Gratuita) no município se dará por meio de parcerias e/ou concessões da prefeitura a instituições que possam oferecer equipamentos, infraestrutura e serviços necessários para que o projeto funcione. Esses consórcios ou os entes privados ou públicos deverão ser detentores de licença de Serviço de Comunicações e Multimídia (SCM) concedida pela ANATEL.

A empresa responsável deverá ter a capacidade de gerir a rede Metro Ethernet, suas funcionalidades, assim como as expansões da Cidade Digital junto ao governo municipal, já prevendo possíveis expansões da rede e provimento de serviços.

Tecnologia que permite Internet gratuita

Rede wireless – A rede sem fio é uma das principais formas de acesso à internet gratuita nas cidades digitais. Para conectar, o usuário precisa estar dentro da área de abrangência e o acesso pode ser feito por meio de notebooks, tablets e smartphones, mas também é possível utilizar desktops, desde que o computador tenha uma placa wi-fi. A maioria das antenas das cidades digitais transmitem sinal a um raio de 150 metros. Em alguns casos, para manter a qualidade é necessário que o cidadão compre uma antena externa e roteadores.

Serviços de 3G e 4G – Outra tecnologia bastante utilizada para garantir a internet gratuita das cidades digitais, principalmente em projetos que oferecem o serviço em ônibus, é a 3G e a 4G. Como é o caso da cidade de São Paulo, que mesmo com o serviço instável, agrada os usuários de transportes urbanos. Já em Búzios, no Rio de Janeiro, a internet gratuita consegue conectar até 30 mil usuários ao mesmo tempo, pois a tecnologia utilizada permite que as operadoras realizem o desvio de tráfego de dados.

Internet via rádio - Essa tecnologia beneficia principalmente os moradores da zona rural. O município de Tibagi, no Paraná, é uma das cidades digitais que utilizam a internet via rádio para facilitar a vida do cidadão. A conexão é de 512 kb, atende 650 famílias, além de interligar os órgãos públicos e permitir a utilização de lousas digitais nas salas de aulas. Além disso, o serviço também estimula o pagamento dos tributos, já que para acessar, é necessário fazer um cadastro e estar com os impostos em dia.

Com informações do e-Gestão