Warning: include_once(rededigital/usuario.class.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_pa.php on line 3 Warning: include_once(): Failed opening 'rededigital/usuario.class.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear53') in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_pa.php on line 3 Warning: include_once(rededigital/municipio.class.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_pa.php on line 4 Warning: include_once(): Failed opening 'rededigital/municipio.class.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear53') in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_pa.php on line 4 Warning: include_once(rededigital/prestador.class.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_pa.php on line 5 Warning: include_once(): Failed opening 'rededigital/prestador.class.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear53') in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_pa.php on line 5

Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Mapa das Cidades Digitais - Pará

Mapa das Cidades Digitais - Pará

As cidades apresentadas nos mapas estaduais são definidas por meio de sistematização de dados de municípios que possuem características necessárias para a constituição de uma cidade digital, tendo como base a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações de veículos oficiais de comunicação das prefeituras e governos estaduais. Os critérios para a indicação de cidade digital partem do princípio de que estes municípios atendam, no mínimo: o fornecimento de sinal de internet (Wi-Fi) gratuito para os cidadãos, em sua totalidade ou em determinada área; e/ou, disponibilidade de ferramentas e infraestrutura de governo eletrônico (e-gov), como serviços de atendimento via web ou ligação de órgãos e prédios públicos por meio de cabeamento óptico.

Cidades com iniciativas digitais
Cidades que compõem o Sistema UNI

Área:1 247 689,515 km²
Habitantes:7 969 655 hab
Região:Norte
Governador:Simão Jatene (PSDB)
Site do Governo: pa.gov.br
Portal Digital: navegapara.pa.gov.br

Pará (74 cidades)

O NAVEGAPARÁ é o programa do Governo do Estado do Pará para promover a Inclusão Social através da Inclusão Digital e promover a democratização do acesso à Internet pelos órgãos de Governo e pela sociedade, possibilitando a implantação do governo digital e a aproximação do cidadão das políticas públicas eletrônicas.

O projeto do Governo do Estado de Cidades Digitais consiste na instalação de redes sem fio banda larga ou pequenas redes de fibra óptica, que baixarão, no interior do Estado, o sinal da rede da Eletronorte, viabilizando ações como telemedicina, tele-educação e segurança pública, além da interligação nos municípios atendidos, de todos os órgãos governamentais. As Cidades Digitais também vão possibilitar ao interior a chamada governança eletrônica (serviços públicos pela internet, como consultas sobre documentos e inscrição em concursos).

As redes sem fio instaladas operarão na faixa de freqüência de 5,7 GHz, tecnologia Wi-Max, não necessitando de licença de operação junto a Anatel. Em cada cidade será instalada uma estação servidora no POP do Governo do Estado/Eletronorte, que irradiará o sinal de rádio para as estações clientes. As estações clientes serão órgãos do Governo Estadual e Municipal tais como: escolas, secretarias municipais e estaduais, postos de saúde e hospitais, delegacias, quartéis da PM, Bombeiros, etc.

MetroBel

A Rede Metropolitana de Belém (MetroBel) é uma infra-estrutura de telecomunicações capaz de prover diversos serviços à sociedade (telemedicina, EAD, videoconferência, internet banda larga, telefonia sobre internet, entre outros). Inicialmente, a MetroBel se estendia por cerca de 40 Km de fibra óptica, ligando instituições de ensino e pesquisa ao longo de sua área de abrangência. Ao todo são 12 (doze) IEPs que juntas totalizam 32 (trinta e dois) sites para a formação do Anel Óptico.

Com a adesão, o Governo do Estado se responsabilizou pela expansão do anel de fibra óptica para atendimento de suas unidades, aumentando a rede cerca de 152 km de cabo de fibra óptica lançados (55km backbone e 97km de derivações). Essa ação possibilitou a entrada na MetroBel de aproximadamente 200 unidades do Governo. Sendo as principais áreas beneficiadas: segurança, saúde e educação.

Rede Metrobel com a expansão do Governo do Estado

Com a entrada das unidades do estado, a topologia atual da rede MetroBel foi redefinida e possui a seguinte forma: o enlace possui duas topologias, em sua parte central a topologia em anel e algumas derivações (enlace de aproximação) para alcançar unidades do estado distantes do anel, essas unidades atendidas pela derivação serão ligadas a unidades do estado já interligadas diretamente ao anel (backbone), dessa forma caracterizando a topologia em estrela.

O Governo do Estado utilizará 2 (dois) pares de fibra óptica (uma a mais que as demais IEPs) no backbone Metropolitano, visto que o anel possui cabos com 48 fibras. Na extensão da BR-316, visto que o anel possui cabos com apenas 36 fibras, como não há redundância física, o governo só utilizará um par de fibras ópticas em cada direção.

Nessa configuração dos pares disponíveis para o Governo do Estado, a topologia definida para o backbone central ficará composta de 2 anéis, um interno atendendo somente a região metropolitana e o outro externo atendendo a região metropolitana e a radial BR-316, além disso, a capacidade de transmissão para cada anel será de 1Gbps podendo ser futuramente estendida para 10Gbps (utilizando os equipamentos instalados), a figura 1 abaixo ilustra as unidades atendidas em seus respectivos anéis.

Infocentros

É o Projeto de Inclusão Digital do Programa NAVEGAPARÁ realizado através da implantação de centros públicos de acesso à tecnologia da informação, popularmente chamados de Infocentros.

Os Infocentros disponibilizam serviços considerados essenciais na sociedade atual como acesso gratuito à internet para a população, capacitação básica em informática com software livre, cursos de informática avançada, além de oficinas de diversos conteúdos visando a difusão da cultura, comunicação e informação das regiões onde o projeto se faz presente.

 

Fatal error: Class 'Usuario' not found in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/uni_coluna.php on line 2