Warning: include_once(rededigital/usuario.class.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_rs.php on line 3 Warning: include_once(): Failed opening 'rededigital/usuario.class.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear53') in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_rs.php on line 3 Warning: include_once(rededigital/municipio.class.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_rs.php on line 4 Warning: include_once(): Failed opening 'rededigital/municipio.class.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear53') in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_rs.php on line 4 Warning: include_once(rededigital/prestador.class.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_rs.php on line 5 Warning: include_once(): Failed opening 'rededigital/prestador.class.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear53') in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/mapa_rs.php on line 5

Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Mapa das Cidades Digitais - Rio Grande do Sul

Mapa das Cidades Digitais - Rio Grande do Sul

As cidades apresentadas nos mapas estaduais são definidas por meio de sistematização de dados de municípios que possuem características necessárias para a constituição de uma cidade digital, tendo como base a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações de veículos oficiais de comunicação das prefeituras e governos estaduais. Os critérios para a indicação de cidade digital partem do princípio de que estes municípios atendam, no mínimo: o fornecimento de sinal de internet (Wi-Fi) gratuito para os cidadãos, em sua totalidade ou em determinada área; e/ou, disponibilidade de ferramentas e infraestrutura de governo eletrônico (e-gov), como serviços de atendimento via web ou ligação de órgãos e prédios públicos por meio de cabeamento óptico.

Cidades com iniciativas digitais
Cidades que compõem o Sistema UNI

Área:281 748,538 km²
Habitantes:10 693 929
Região:Sul
Governador:Tarso Genro (PT)
Site do Governo: www.rs.gov.br
Portal Digital:

Rio Grande do Sul (89 cidades)

O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros, assim como o Paraná e São Paulo, com grande índice iniciativas de Cidades Digitais. São municípios que desenvolvem ou estão em processo de criação de programas e serviços de inclusão digital que englobam o conceito de Cidade Digital, dentre eles: sinal de internet gratuita, governo eletrônico (e-gov), telecentros, centrais de monitoramento e portais de comunicação.

Os gaúchos também são pioneiros na implantação dos projetos. A capital, Porto Alegre, Garibaldi e Campo Bom são exemplos de municípios do estado que iniciaram o programa desde cedo, se tornando referenciais para diversos outros que buscam, atualmente, iniciar seus programas.

Infovia RS 

A Infovia RS é a rede de comunicação digital de alta velocidade do Governo do Estado. Seu objetivo principal é levar banda larga de qualidade para aprimorar os serviços que o Estado presta ao cidadão, por meio dos diversos órgãos presentes do município, como delegacias, escolas, postos fiscais, entre outros. Trata-se de um modelo público, inovador e sustentável de infraestrutura de rede que vem ampliando e qualificando a rede corporativa do Governo Gaúcho, em sintonia com as ações do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e Plano Gaúcho de Banda Larga (PGBL).

RS Mais Digital

O programa RS Mais Digital, instituído pelo Decreto Estadual nº 50.800 e regulamentado para adesão dos municípios pelo Decreto nº 50.801, prevê ações de promoção da inclusão digital no Estado, ampliação do acesso à banda larga para população e apoio a instituições que utilizem o software livre e que tenham projetos em governo eletrônico.

O Governo do Estado também repassou 300 computadores para 50 municípios, por meio do programa. Os computadores liberados aos municípios ficarão disponíveis para as comunidades em forma de telecentros administrados pelas prefeituras. O RS Mais Digital prevê ainda a entrega de mais 300 equipamentos por mês, totalizando 4 mil unidades até o fim de 2014.

Durante o período de veraneio, hotspots Wi-Fi são disponibilizados em telecentros localizados em pontos centrais na orla várias cidades do litoral, com uma área de alcance de dois quilômetros. Cada hotspot tem um link dedicado de 4 Mbps. De janeiro a março de 2012, quando o serviço foi disponibilizado apenas na praia de Capão da Canoa, foram registrados 70 mil acessos, mais de 500 mil páginas foram acessadas por gaúchos e turistas. A ação também faz parte do programa RS Mais Digital.

 

Fatal error: Class 'Usuario' not found in /home/httpd/htdocs/redecibr/rcd/uni_coluna.php on line 2