Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Rede Cidade Digital coleta informações para certificar Prefeitos Inovadores do Paraná
Rede Cidade Digital coleta informações para certificar Prefeitos Inovadores do Paraná

Por Sharlene Sarti em 30/10/2015 12:10h

Rede Cidade Digital coleta informações para certificar Prefeitos Inovadores do Paraná

Eles serão conhecidos em novembro durante evento que reunirá gestores para tratar de soluções e iniciativas tecnológicas no aprimoramento dos serviços públicos

Durante o 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado em Pinhais, dias 19 e 20 de novembro, Prefeitos do Sul do país recebem certificação em reconhecimento ao investimento em tecnologia no fomento do desenvolvimento econômico e social das localidades.

Aliado aos eventos regionais promovidos pela RCD – foram 14 fóruns somente em 2015 - e Mapa das Cidades Digitais criado pela iniciativa, uma pesquisa é realizada, de acordo com o diretor da RCD, José Marinho, na coleta de subsídios.

“São características das cidades digitais que possibilitam o desenvolvimento de diversas ações visando o aprimoramento dos serviços públicos, seja na Gestão, Educação, Saúde, Turismo e demais setores de uma administração municipal. Somente com planejamento e, principalmente, conectividade é que teremos o surgimento das cidades inteligentes”, resume o diretor da RCD.

Um formulário também está disponível aos municípios interessados em entrar para o grupo de localidades a frente no processo de desenvolvimento e inovação por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Clique aqui e acesse o arquivo.

Congresso – Apoiado pelo Ministério das Comunicações e Associação de Municípios do Paraná (AMP), o 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais vai apresentar soluções e modelos que possam, segundo o diretor da RCD, contribuir para o surgimento de localidades mais eficientes e atrativas. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo site http://congresso.redecidadedigital.com.br/

Para o presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, a inserção da tecnologia no contexto do poder público se faz necessária, seja para o desenvolvimento como otimização de recursos. “Muitas prefeituras não prestaram atenção para essa questão que é urgente”, alerta Micheletto. “A tecnologia é uma coisa que não tem volta. É fundamental não só para agilidade, mas também para diminuição de despesas, recursos, aumento da transparência”, destaca o presidente da AMP.

Educação – O slogan deste ano é O uso da Tecnologia no processo pedagógico nas escolas públicas. Com apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime PR), o 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais também irá reunir secretários municipais para um amplo debate com especialistas sobre como os municípios podem construir uma política pública local no setor e inserir a tecnologia no contexto de aprendizado.

“Existe a necessidade de pedagogicamente entender como isso vai funcionar, abrindo esse debate para a sociedade, pais, professores e academia. Vejo um espaço como esse do Congresso de Cidade Digital, que trata o assunto de Educação, como a mola mestre para articular tudo isso”, afirmou o presidente Undime PR, Celso Augusto Souza de Oliveira. “Antigamente eu poderia questionar se eu quero tecnologia ou não na Educação. Hoje eu tenho que simplesmente saber como vou aplicar porque a tecnologia já está inserida e não tem como evitar”, frisou.

Serviço:
3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais
19 e 20 de Novembro – Pinhais
Inscrições gratuitas para servidores públicos:
http://congresso.redecidadedigital.com.br

Veja como foi a edição de 2014