Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Coreaú é a 117ª cidade a ser ligada ao Cinturão Digital do Ceará
Coreaú é a 117ª cidade a ser ligada ao Cinturão Digital do Ceará

04/12/2015 10:28h

Coreaú é a 117ª cidade a ser ligada ao Cinturão Digital do Ceará

Após quatro anos da implementação, 114 dos 184 municípios do estado já possuem infraestrutura e 77 estão conectados à maior rede de cabos de fibra óptica do Estado

Iniciativa completou 4 anos em novembro


Coreaú será a 117º municipio cearense a ser ligado ao Cinturação Digital do Ceará (CDC). A ordem de serviço da obra será assinada em breve pelo governador Camilo Santana e vai possibilitar um trabalho de inclusão digital a milhares de pessoas daquela região, ao conectar, com internet de alta velocidade, escolas, hospitais, postos de saúde, instituições da administração estadual e municipal, delegacias, entre outros.

Na manhã desta quinta-feira (3), o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Alberto Albuquerque de Paula Pessoa, apresentou o projeto de expansão do Cinturão Digital ao Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. Adalberto de Paula Pessoa informou que até 2016, mais 22 cidades serão beneficiadas. Recursos da ordem de R$ 5 milhões, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), já foram aprovados e estão disponíveis para as obras de expansão.

Hoje, Coreaú tem uma conexão por sinal de radio, com velocidade de 50Mbps. Com a ligação ao Cinturão Digital passará a contar com a velocidade máxima de 10 Gbps. A conexão será feita pelo anel principal nas proximidades do KM 21 da BR 222, em Sobral, na estrada de Cariré. Daí será levada a Coreaú ao longo de 41 km. No trajeto, a fibra óptica atravessa dois distritos de Sobral: em Aprazível, passa ao lado da nova fábrica de cimento da Votorantim, e no distrito de Pedras de Fogo, ao lado da igrjea.

O investimento, da ordem de R$ 1.289.495,96 (recursos do FIT), inclui a instalação de uma torre de 60 metros na Escola Estadual de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar, que vai distribuir o sinal para distritos e cidades vizinhas, ao fazer o que na linguagem técnica é chamada de “iluminação” do entorno. Caberá à prefeitura de Coreaú definir as praças e logradouros que vão oferecer acesso livre para navegação na internet.

Participaram da reunião, além do secretário inácio Arruda e do presidente da Etice, Adalberto de Paula Pessoa, o Secretário de Obras de Coreaú, Edmundo Coelho, o Chefe de Gabinete da prefeita, Francisco Antonio Cristino, e técnicos da Etice.

Via Governo do Ceará