Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - São Gonçalo do Amarante (CE) é a nova cidade digital do Brasil
São Gonçalo do Amarante (CE) é a nova cidade digital do Brasil

08/12/2015 09:25h

São Gonçalo do Amarante (CE) é a nova cidade digital do Brasil

Além de São Gonçalo do Amarante, outros oito municípios do Ceará estão contemplados na primeira fase do Projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações do Brasil.

Ao todo, 46 mil habitantes da cidade serão
beneficiados pelo projeto

O município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, se soma à lista de cidades digitais do Brasil. É sabido que se transformará em uma comunidade que promove e impulsiona a Sociedade da Informação nos diversos âmbitos: educativo, cívico, cultural, social, de trabalho, econômico, produtivo, sanitário e assistencial, por meio das Tecnologias da Informação e comunicação (TIC).

Para levar adiante este objetivo, realizou-se a instalação de um anel de fibra óptica de 13 km que se comunica com 125 órgãos governamentais e 21 pontos de acesso público e gratuito à Internet.

A possibilidade de acesso às Internet em lugares públicos é importante para potencializar a inclusão digital dos cidadãos. A instalação de redes sem fio é uma grande oportunidade para que os usuários possam se conectar à Internet por meio de smartphones e tablets, aumentando assim não só o acesso à informação, mas também a possibilidade de melhorar as comunicações e produtividade dos habitantes.

No total, se beneficiam ao redor de 46 mil habitantes da cidade. À possibilidade de conectividade gratuita sem fio, o município agregou o desdobramento de telecentros para reforçar iniciativas de inclusão digital. Assim, um espaço público de acesso às TICs, dotados com conectividade e computadores para os cidadãos. São Gonçalo do Amarante é um dos nove municípios do Ceará que estão contemplados na primeira fase do Projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações do Brasil.

O programa tem como objetivo modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Além disso, o anel de fibra óptica, que intercomunica com os órgãos públicos, à rede de Cidades Digitais, viabiliza a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico e aplicações em áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária, além de pontos gratuitos de WiFi para a população.