Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Aplicativo do governo estadual de São Paulo facilita a vida dos paulistas
Aplicativo do governo estadual de São Paulo facilita a vida dos paulistas

05/01/2016 09:19h

Aplicativo do governo estadual de São Paulo facilita a vida dos paulistas

O SP Serviços funciona como uma loja onde podem ser baixados aplicativos do governo

O app é gratuito e está disponível para download em
dispositivos com sistema Android e sistema iOS.

Desde o final de 2013 o governo do Estado mantém um aplicativo que reúne diversos utilitários próprios para dispositivos móveis que facilitam a vida do cidadão. Desenvolvido pela PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), o “SP Serviços” oferece 27 opções, dentre elas agendamentos no Poupatempo, consulta de multas de veículos, pontos na CNH e até notas e frequência de alunos.

O SP Serviços funciona como uma loja onde o cidadão pode baixar e acessar a qualquer momento os aplicativos oferecidos pelo governo.

Divididos por categorias, estão serviços oferecidos pelos aplicativos Poupatempo (agendamento, achados e perdidos), Detran SP (consulta de pontos na CNH, consulta de multas e restrições do veículo, pedido de 2ª via de CNH), CDHU (permite gerar e enviar 2ª do boleto de pagamento), DER (consultar situação do veículo no Departamento de Estradas de Rodagem), EspiaAquiSP (oferece visualização da situação das rodovias através de fotos), Secretaria Escolar Digital (consultar boletins e faltas de alunos matriculados na rede estadual de ensino) SAP (localização de parques, consulta da qualidade do ar, condições das praias), Antecedentes Criminais, entre outros.

Os aplicativos uma vez baixados ficam arquivados na memória do celular e disponíveis para uso a qualquer momento – desde que haja conexão com a internet. Eles também oferecem aos usuários a opção de ativar notificações com mensagens de cada categoria ou conteúdo personalizado, como alertas sobre o vencimento da CNH ou a proximidade de uma data agendada no Poupatempo.

Para baixar vá até a loja de aplicativos do dispositivo móvel – Google Play para dispositivos com sistema Android e App Store para sistema iOS/Apple –, pesquise por “SP Serviços” ou “Prodesp” e faça o download gratuito. O aplicativo ainda não está disponível para o sistema operacional Windows Phone, porém todos os serviços lá prestados podem ser encontrados em www.poupatempo.sp.gov.br.

Mais informações sobre os recursos do aplicativo disponíveis em www.spservicos.sp.gov.br.

(Via Jornal A Cidade)