Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - “Salve Mariana” já tem quatro mil downloads
“Salve Mariana” já tem quatro mil downloads

Por Sharlene Sarti em 12/02/2016 14:25h

“Salve Mariana” já tem quatro mil downloads

Startup cria aplicativo gratuito para incentivar turismo e economia local em meio a desastre ambiental

Rica em patrimônios religiosos, famosa em tempos de carnaval e uma das maiores produtoras de ouro para a coroa Portuguesa no século XVII, Mariana (MG) agora pode ser conhecida na palma das mãos. Mais de 4 mil pessoas já baixaram o aplicativo “Salve Mariana”, lançado no final de dezembro pela startup Game Developers SC, com o objetivo de mostrar, principalmente, os pontos turísticos e a história da cidade, das igrejas, casarões, museus e do Rio Doce através de textos, imagens e vídeos.

O desenvolvedor da ideia e mineiro, Juliano Cristian Bonifácio, fundador da startup, conta que a proposta inicial era contribuir com a localidade e elevar também a autoestima da população em meio ao desastre ambiental sofrido.

Apesar do rompimento da barragem, a Prefeitura ressalta que o Centro Histórico da cidade se mantém preservado e de acordo com pesquisas recentes da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-MG), 83% dos visitantes que procuram Mariana como destino são motivados pelo turismo cultural. Em comunicado oficial, o Departamento de Comunicação e Secretaria de Governo ressaltam que o aplicativo só tem a incentivar e multiplicar o interesse e as visitas à cidade.

“Mariana é a primeira cidade de Minas Gerais e completa 320 anos neste ano de 2016. Rica em beleza, história e riquezas arquitetônicas e naturais, a cidade recebe milhares de turista todos os anos. Mariana possui um acervo patrimonial muito extenso e conserva belas igrejas, ricos museus e um imenso conjunto de monumentos civis e religiosos construídos no tempo do Brasil Colônia, quando o ouro era abundante na região. Obras como essas motivam pessoas do mundo todo a conhecer de perto essas riquezas. Qualquer iniciativa que incentive e divulgue as belezas de Mariana é bem-vinda”

A ferramenta, no entanto, além de atrair turistas e divulgar a cidade foi expandida e atualmente transformou-se em mais um canal de informação na cidade, levando também para a tela de smartphones informações úteis para o dia a dia da população. “A ideia é vir com uma roupagem nova e mostrar as coisas boas de Mariana ao mesmo tempo em que aproxima a população da Prefeitura. Tínhamos toda uma preocupação em oferecer conteúdo de qualidade e a partir daí a nossa equipe de criação e desenvolvimento optou em criar um aplicativo simples, fácil de utilizar e rico em conteúdo”, explica o desenvolvedor da iniciativa.

Inovação – No ano passado, a Game Developers SC foi escolhida pelo prêmio América Latina contra a Dengue, promovido pela Americas Health Foundation (AHF) em colaboração com a Break Dengue, como a melhor iniciativa brasileira sobre o tema.

Com os recursos da premiação, o projeto foi ampliado e poderá ser utilizado em todo o país gratuitamente para denúncia de focos do mosquito. “Terá uma base enorme de dados, onde cada secretaria das Prefeituras poderá ter um login administrativo para acesso ao sistema e ter condições de mapear a sua localidade”, acrescenta Juliano Cristian.

A iniciativa social original é conhecida como SC Contra a Dengue e está disponível para todo o Estado de SC. Além do sistema colaborativo, que encaminha as denúncias dos moradores diretamente para uma base dados, está disponível no app uma cartilha digital informativa, com cuidados e sintomas da dengue.

O Aplicativo Salve Mariana pode ser baixado gratuitamente para Smartphones com o sistema Android no endereço: http://salvemariana.com.br. Outras informações no e-mail: contato@gamedeveloperssc.com.br