Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Escola Pato Branco Digital será lançada no II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste
Escola Pato Branco Digital será lançada no II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste

17/02/2016 15:05h

Escola Pato Branco Digital será lançada no II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste

Fórum acontece no dia 25 de fevereiro, no Centro Regional de Eventos

A implantação do programa é uma parceria entre a
Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria de
Ciência, Tecnologia e Inovação, na oferta de
capacitações em mídias e sobre o funcionamento dos
tablets, aos professores e alunos dos 5º anos.

A Prefeitura de Pato Branco desenvolverá mais um programa municipal para incentivar a inclusão digital e a qualificação profissional de jovens e adultos: a “Escola Pato Branco Digital”, que durante dois anos ofertará aproximadamente 1500 vagas para cursos gratuitos. Representantes de entidades ligadas ao setor tecnológico e lideranças comunitárias conheceram a iniciativa nesta quarta-feira (17), quando o prefeito Augustinho Zucchi anunciou que o programa será oficialmente lançado no II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, que acontece no dia 25 de fevereiro, no Centro Regional de Eventos, das 08h às 17h.

O programa “Escola Pato Branco Digital” ofertará diversos cursos gratuitos nas áreas de: Linux e Internet; desenvolvimento de páginas Web; programação de computadores; editoração de imagens; aplicativos de escritório; montagem e manutenção; e uso de tablets. Além disso, serão 30 oficinas de robótica, voltadas a legos mindstorms e arduíno. No período de dois anos, serão mais de 100 turmas.

O prefeito Zucchi pontuou a proposta da iniciativa. “Esse programa é mais uma inovação, que trabalhará com a sociedade ofertando cursos gratuitos e acesso à inclusão digital. Pato Branco está sendo referência pelos programas que desenvolvemos, com a inserção da comunidade em ações que democratizam o acesso ao conhecimento e à tecnologia”, destacou Zucchi.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ressaltou que o programa terá papel fundamental na consolidação de Pato Branco enquanto cidade digital. “Os cursos atenderão as pessoas que possuem interesse em tecnologia, desde crianças até a terceira idade. Isso servirá para capacitar a comunidade e oportunizar uma nova perspectiva a centenas de pato-branquenses”, ressaltou Géri.

A “Escola Pato Branco Digital” é um programa promovido pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, por meio do PROEXT (Programa de Extensão Universitária). 

Fórum de Cidades Digitais

O II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense é organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Pato Branco e a Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop). As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas, e devem ser feitas clicando aqui.

 

Via Prefeitura de Pato Branco