Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Definição do monitoramento do Plano Nacional de Banda Larga aprovada na CCT
Definição do monitoramento do Plano Nacional de Banda Larga aprovada na CCT

08/03/2016 16:12h

Definição do monitoramento do Plano Nacional de Banda Larga aprovada na CCT

O texto deverá passar por turno suplementar de votação na próxima reunião do colegiado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou nesta terça-feira (8) projeto que define a forma de avaliação e monitoramento do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), uma iniciativa do governo federal que tem o objetivo de ampliar o acesso à internet em banda larga no país, principalmente nas regiões mais carentes do país.

O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 432/2014 e, por essa razão, deverá passar por turno suplementar de votação na próxima reunião do colegiado. O projeto determina que a avaliação e o monitoramento da execução do PNBL serão apresentados, com periodicidade máxima de um ano, pelo Ministério das Comunicações e pelo Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital.

Segundo o projeto, tanto o ministério como o comitê deverão divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações em seus sites na internet. O projeto também determina a avaliação e o acompanhamento do programa pelo Poder Legislativo, a cada dois anos, efetuados de forma alternada entre suas Casas, pela comissão que tiver mais pertinência com o assunto.

O autor do projeto, o então senador Anibal Diniz, agora membro da diretoria da Agência Nacional da Telecomunicações (Anatel), afirma que a avaliação e o monitoramento das políticas públicas são instrumentos fundamentais para promover o bem-estar da sociedade, “assegurando o controle das atividades realizadas pelo Estado e realizando a devida prestação de contas perante a sociedade”.

Além disso, argumenta o autor, com o projeto busca-se aprimorar a execução de projetos e programas, com base no acúmulo de experiências e informações, as quais passam a ser consideradas em futuras decisões da administração pública.

A matéria faz parte de um conjunto de seis projetos de lei relacionados ao PNBL apresentados por Anibal Diniz. Na condição de relator na CCT, ele foi o responsável por acompanhar o desenvolvimento do programa em 2014.

(Via Agência Senado)