Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Programas de inclusão digital avançam no Piauí
Programas de inclusão digital avançam no Piauí

14/04/2016 14:23h

Programas de inclusão digital avançam no Piauí

Ministro das Comunicações confirma implantação da infraestrutura do programa Cidades Digitais no Estado

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, e o governador do Piauí, José Wellington Barroso, firmaram um acordo de cooperação técnica para desenvolver novos programas de inclusão digital no Estado. O objetivo é garantir à população, além do acesso gratuito e de qualidade à internet rápida, a formação e a capacitação em tecnologias da informação. O acordo foi firmado na última semana.

Também foi firmada ordem de serviço para implantação da infraestrutura do programa Cidades Digitais no Estado. O projeto do Ministério das Comunicações (MC) contemplará, ao todo, 15 municípios do Piauí para receber, por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), redes de fibra óptica: Pedro II, Curimatã, Luís Correia, Ribeira do Piauí, Socorro do Piauí, Canto do Buriti, Coronel José Dias, Julio Borges, Oeiras, Sebastião Barros, Várzea Branca, Joca Marques, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios e São João da Fronteira.

Com a tecnologia, a iniciativa facilitará a interligação de escolas, postos de saúde e demais órgãos públicos com conexão de alta velocidade, além de oferecer pontos gratuitos de acesso Wi-Fi. No total, serão 23 quilômetros de fibra para 35 pontos, viabilizados pelo investimento do Ministério das Comunicações de R$ 1,2 milhão.

No formato de projeto-piloto, três cidades foram escolhidas: Inhuma, Regeneração e São José do Divino. Esse grupo receberá recursos que somam R$ 1,4 milhão.

Internet

André Figueiredo relatou que segue dialogando com o governador para levar a interligação de internet para todas as regiões do Estado. "É um benefício que, hoje, é fundamental para a realidade de toda a população, pois a democratização do conhecimento é uma prioridade da presidenta Dilma Rousseff", disse o ministro.

"Com o Brasil Inteligente, o País será ainda mais integrado. Assim, qualquer cidadão poderá alcançar a profissão que desejar, pois existem ferramentas e oportunidades para todos. É o País do futuro. Que avança sem deixar ninguém para trás", acrescentou, ao visitar o posto de saúde que também será interligado.

Segundo o governador, essa ação gerenciada pelo ministério consegue transformar a vida do brasileiro. "Até pouco tempo, a fibra óptica só chegava às capitais. Com o Cidade Digital, vamos viabilizar o sistema de monitoramento por câmeras, dando condições para um ambiente de mais segurança e desenvolvimento", explicou.

A prefeita de Pedro II, Neuma Café, exaltou a chegada de novos recursos, que foram organizados pela parceria com as gestões estadual e federal. "A internet atenderá, principalmente, os jovens da nossa cidade, pois oferece acesso ao conhecimento para a plena formação social e cultural. Vamos seguir potencializando essa estrutura, pois garantirá ainda mais desenvolvimento e dignidade para Pedro II", lembrou.

Desenvolvimento

Atualmente, o Ministério das Comunicações conta com 43 telecentros em funcionamento no Piauí. Esses Pontos de Inclusão Digital (PID) garantem acesso público e gratuito à rede mundial via computadores comprados com recursos do governo federal. Além de funcionarem como espaço de integração, cultura e lazer, essas áreas permitem ainda que população participe de diversos cursos e atividades, conforme a necessidade local.

De forma complementar, o programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) já instalou 247 unidades de conexão com a internet, incluindo via satélite. O Gesac é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil.

Via Portal Brasil