Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Ministério das Comunicações e RNP assinam acordo de cooperação
Ministério das Comunicações e RNP assinam acordo de cooperação

11/05/2016 15:21h

Ministério das Comunicações e RNP assinam acordo de cooperação

A RNP irá cooperar com as obras do projeto Cidades Digitais

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, e o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, celebraram no dia 10, em Brasília, um acordo de cooperação técnica que prevê o acompanhamento e a auditoria, pela RNP, das obras de instalação de redes metropolitanas para o projeto Cidades Digitais no prazo de 36 meses, a partir de sua assinatura.

Em contrapartida, a organização terá direito de usar a infraestrutura do Cidades Digitais, ou seja, um par de fibras ópticas por localidade, no programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), na forma de cessão não onerosa.

Para o ministro, “o compartilhamento da infraestrutura do Cidades Digitais possibilitará a obtenção de uma grande rede de cooperação dentro da expertise da RNP”. “Por conta do programa Brasil Inteligente, temos a necessidade de desenvolver essa infraestrutura”, disse, referindo-se à iniciativa, lançada no dia 9, que é considerado a nova fase do Plano Nacional de Banda Larga. O projeto visa garantir o acesso à banda larga de alta velocidade para 95% da população e aumentar de 53% para 70% o número de municípios cobertos com redes de fibras ópticas até 2018.

Já o Cidades Digitais é um programa que visa modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais, da capacitação de servidores, da oferta de pontos de internet em locais públicos e da disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras.

Via RNP