Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Mairinque moderniza o setor de Tecnologia da Informação
Mairinque moderniza o setor de Tecnologia da Informação

20/05/2016 10:56h

Mairinque moderniza o setor de Tecnologia da Informação

Em 2013, gestão encontrou os prédios municipais, principalmente o Paço, sem infraestrutura (informática, elétrica e de telefonia)

Após três anos de estudo, mudanças, criação de novas estratégias, a Prefeitura de Mairinque, conseguiu implantar um novo Centro de Processamento de Dados (CPD), otimizando os serviços prestados, reduzindo os custos e modernizandoo sistema de informática dos prédios públicos.

Em janeiro de 2013 a equipe de TI assumia um departamento em péssimas condições. Os prédios municipais, principalmente o Paço, não tinham infraestrutura (informática, elétrica e de telefonia), haviam computadores quebrados, fios expostos com risco de curto-circuito e pagava-se caro por um serviço que não supria a necessidade. O custo era muito alto pelo serviço oferecido. A internet era de apenas 4 Mb de velocidade, causando lentidão, falhas e baixa produtividade.

Internet mais veloz e segura

A Prefeitura contratou uma empresa para atender a telefonia e a internet com fibra ótica,transmissão de dados e voz, com altíssimas velocidades, além da telefonia, que passou a ter um plano mais justo, economizando quaseum terço do que era pago antes, ou seja, a prefeitura estágastando menos por um serviço muito melhor.

Com o novo contrato, sem aumento nos custos, serão implantados cinco PABX’s, que serão utilizados no Pronto Atendimento, Centro de Saúde, Paço Municipal, Casa do Cidadão e Secretaria de Educação. A rede de dados, que era vulnerável e sem controle de acesso nos próprios municipais de maior tráfego, foi transferida para uma rede virtual privada, protegida através de criptografia, com alto nível de segurança. Além do Paço Municipal, a Secretaria de Educação, Pronto Atendimento, Oficina de Almoxarifado, Secretaria de Assistência Social, Casa do Cidadão e Centro de Saúde da Vila Sorocabana, foram ligados aos servidores.

A instabilidade da rede afetava a emissão de notas fiscais eletrônicas, emissão de segunda via de carnês de IPTU, acesso ao ICMS/DIPAM e outros serviços aos cidadãos. Com o fortalecimento dos servidores, que agora tem um “backup” das informações, as falhas foram reduzidas e protegidas de forma significativa.

Internet Livre

Mairinque faz parte do programa “Cidades Digitais”, que prevê a capacitação de servidores para uso e gestão da rede, além de oferecer pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos, sendo o único município do interior aprovado no projeto, que deve realizar a instalação de fibra ótica ao redor da cidade, em pontos predeterminados e pontos de “wifi” nos próximos meses, para que todos tenham acesso à internet gratuita.

Desde outubro de 2015, a prefeitura implantou internet livre no Paço Municipal, Secretária de Saúde, na Praça do Polo Cultural do Barreto, com velocidade suficiente para atender um grande número de pessoas, usando de recursos próprios, através desse mesmo contrato, de sem custos adicionais. Futuramente o mesmo sistema será implantado na Praça da Matriz (CEMEC), redondezas da Sub Prefeitura de Dona Catarina e Praça Kico & Chico.

Via Prefeitura de Mairinque