Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Mapa das Cidades Digitais de SC triplica em dois anos
Mapa das Cidades Digitais de SC triplica em dois anos

Por Sharlene Sarti em 27/05/2016 11:55h

Mapa das Cidades Digitais de SC triplica em dois anos

Levantamento será apresentado no 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, evento que mobiliza prefeitos, gestores e vereadores do Estado

O número de municípios catarinenses com iniciativas tecnológicas cresceu 300% nos últimos dois anos. O cenário completo das localidades com iniciativas será apresentado pela Rede Cidade Digital (RCD) durante o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que será realizado dias 09 e 10 de Junho, em Florianópolis.

O evento irá reunir prefeitos, gestores públicos e vereadores para um grande diálogo sobre os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento das cidades e no aprimoramento dos serviços públicos.

O diretor da RCD, José Marinho, explica que a pesquisa leva em consideração dados fornecidos pelo IBGE, Prefeituras e órgãos oficiais de imprensa. São cinco critérios, segundo Marinho, que identificam uma localidade com características de cidade digital para o Mapa conduzido pela iniciativa, entre eles o fornecimento de sinal de internet (Wi-Fi) gratuito para os cidadãos, em sua totalidade ou em determinada área; disponibilidade de ferramentas e infraestrutura de governo eletrônico (e-gov), como emissão de documentos via web; interligação dos prédios públicos por meio de cabeamento óptico ou rádio; uso de ferramentas de georreferenciamento e câmeras de monitoramento.

“Cidade Digital tem vários níveis, mas considero características que compõem uma cidade conectada, que permita a comunicação entre os prédios públicos para troca de informação, abrindo a possibilidade de se implantar inúmeros programas que estão facilitando o trabalho de gestores e impactando na vida das pessoas. No Congresso veremos vários exemplos neste sentido”, observa o diretor da RCD.

Diversos municípios identificados no Mapeamento participam do evento para apresentar inovações implantadas e para receber o título de Prefeito Inovador 2016. “O compartilhamento de modelos, aliado a soluções de mercado, iniciativas e linhas de financiamento, são importantes para facilitar o uso de tecnologia no processo de desenvolvimento de uma cidade”, reforça.

Congresso – O evento surge como desdobramento de seis fóruns regionais realizados no ano passado pela RCD no Estado em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios. “Trata-se de um grande encontro para estimular o surgimento das cidades digitais e inteligentes em Santa Catarina”, completa o diretor da RCD.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo congressosc.redecidadedigital.com.br

O 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da Softplan, ENW - Inteligência em imagem e Telecom e Paradigma Business Solutions; patrocínio prata da Current - powered by GE e Khomp; e patrocínio bronze do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e NovaKoasina;

A iniciativa também é apoiada por diversas entidades: Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Federação das Indústrias de Santa Catarina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (FIESC-SENAI), por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC, SEBRAE; União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC); das Associações de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Região de Laguna (AMUREL), Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Alto Uruguai (AMAUC), Extremo Oeste (AMEOSC), Alto Irani (AMAI), Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), da Região Carbonífera (AMREC) e Região Serrana (AMURES); Prefeituras de Rio do Sul, Itajaí, Laguna e Blumenau; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Ciências da Administração (CAD), Connected Smart Cities, iCities, Instituto Cidade Democrática, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet de Santa Catarina (Assespro-SC), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

.