Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Cidade Digital completa 01 ano em Não-Me-Toque
Cidade Digital completa 01 ano em Não-Me-Toque

01/06/2016 14:04h

Cidade Digital completa 01 ano em Não-Me-Toque

Município possui um anel de fibra óptica com 11km de extensão

Além de facilitar a vida particular de cada indivíduo, a tecnologia também é responsável pela melhoria dos bens e serviços oferecidos à sociedade. O uso do computador, o acesso às informações, a universalização dos meios de comunicação e telecomunicações, adicionados com a expansão da internet, possibilita o oferecimento dos mais diversos serviços eletrônicos. Todos podem usufruir desses benefícios, sem distinção, o que torna a vida das pessoas muito mais simples.

Desde seu lançamento no dia 22 de Maio de 2015, a Cidade Digital em Não-Me-Toque (RS) vem facilitando a vida dos não-me-toquenses e auxiliando no desenvolvimento do Município, um dos pioneiros no Estado.

Uma cidade digital é um município onde seus moradores tem acesso à internet e vários pontos da cidade estão interligados, como é o caso de Não-Me-Toque que possui um anel de fibra óptica com 11km de extensão, interligando 18 pontos conectados com velocidade contratada 18 megabits Full da empresa CoprelTelecom.

Essa tecnologia passa a fazer parte do cotidiano do cidadão que tem fácil acesso à informação. Hoje serviços públicos já tem a sua disposição esta tecnologia, que também interliga Escolas e Unidades de Saúde.

Benefício direto ao cidadão

Conforme a Secretária de Gabinete Katiusca de Oliveira, Coordenadora Local do Programa, os ganhos com a implantação de cidade digital são muitos, mas o progresso que é levado a toda uma população é, sem dúvida, o centro das atenções.

No âmbito escolar a cidadania digital pode integrar escolas, permitindo a seus alunos e professores o acesso a pesquisas, acervos de livros e à cultura. Os postos de saúde são interconectados para controle e agendamento de pacientes através do programa e-sus, a Prefeitura melhora os próprios serviços oferecendo a seu cidadão mais agilidade e acompanhamento de processos burocráticos.

“Graças a Cidade Digital podemos oferecer a nossa população mais agilidade nos serviços prestados e comodidade de acompanhar suas solicitações junto a Prefeitura sem sair de casa! É um grande avanço para uma cidade com a de Não-Me-Toque que ainda oferece três pontos de acesso público gratuito”, disse Katiusca.

Visando ampliar os benefícios e a atuação da Cidade Digital, o setor de informática da Prefeitura vem trabalhando na ampliação dos serviços com novos softwares e melhorias da rede, além de manter um trabalho constante na manutenção do funcionamento dos servidores da Cidade Digital.

 Via Prefeitura de Não-Me-Toque