Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Presidente Prudente tem 40 pontos de internet gratuita
Presidente Prudente tem 40 pontos de internet gratuita

02/06/2016 10:08h

Presidente Prudente tem 40 pontos de internet gratuita

Secretaria de Tecnologia disponibiliza sinal gratuito de internet no Centro FelizIdade

O Governo de Presidente Prudente (SP), por meio da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), avança cada vez mais no que diz respeito a oferecer internet gratuita aos munícipes locais e de outras regiões, já que os quiosques do Projeto ‘Cidade Digital’ são públicos.

Em uma nova iniciativa em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Setec disponibiliza também o sinal wi-fi em unidades de saúde. A exemplo, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ‘Jose Carlos Roberto – Café’, no Ana Jacinta, que já foi inaugurada com o recurso.

Agora, o segundo local contemplado é o Centro de Referência FelizIdade. De acordo com o secretário da pasta, Rogério Alessi, os idosos que participam de atividades no local já estão utilizando o acesso gratuito à internet. Ele diz também que a próxima unidade contemplada deverá ser a da Cohab, conhecida como Cohabão, e que até julho as dos jardins Guanabara e Santana deverão receber o Projeto ‘Cidade Digital’, já que são as “que realizam os plantões [24h], são as principais unidades e atendem o maior número de pessoas”.

Conforme Alessi, a nova iniciativa vem ao encontro de visar pelo bem estar dos munícipes enquanto os mesmos aguardam atendimento nas unidades de saúde, ou quando acompanham alguém. “Se as pessoas lembrarem, todas as unidades foram reformadas. Há oito anos, não havia nem água gelada para as pessoas beberem enquanto aguardavam o atendimento. Ou seja, é um processo de humanização, de melhoria nas condições enquanto as pessoas aguardam”, destaca.

O secretário ressalta ainda que o novo projeto não onera os cofres públicos, já que a internet consumida nas unidades, “principalmente no período noturno e aos finais de semana”, é um recurso já existente. “Era uma internet que ficava ociosa na Prefeitura porque não era usada, ou seja, enquanto a Prefeitura estava fechada, ficava sobrando”, explica.

Ainda sobre o Projeto ‘Cidade Digital’ nas unidades de saúde, Alessi diz que foi uma “iniciativa feliz e aprovada pelo prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello] assim que apresentada ao mesmo”.

Por fim, ele destaca que aproximadamente 40 locais já contam com o projeto e que até o fim do ano o número deve aumentar para cerca de 50. “O ‘Cidade Digital’ é um recurso que muitas pessoas gostam de utilizar e outras até precisam por ser a única maneira de acessar a internet”, encerra.

Via Prefeitura de Presidente Prudente