Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Santiago sedia II Fórum de Cidades Digitais do Centro do RS
Santiago sedia II Fórum de Cidades Digitais do Centro do RS

Por Sharlene Sarti em 29/06/2016 12:19h

Santiago sedia II Fórum de Cidades Digitais do Centro do RS

Inscrições estão abertas para o evento que pretende reunir gestores da região e tratar do desenvolvimento dos municípios por meio da tecnologia

Em São Sepé, gestores participaram da primeira
edição do evento na região central do Estado

Estão abertas as inscrições para o II Fórum de Cidades Digitais do Centro do RS, evento que será realizado pela Rede Cidade Digital (RCD), em Santiago, no dia 11 de Agosto. A iniciativa, apoiada pela Agência de Desenvolvimento de Santiago, tem o objetivo de estimular o surgimento das cidades inteligentes na região através do compartilhamento de experiências, projetos e soluções de mercado em tecnologia capazes de aprimorar o serviço público e desenvolver as localidades.

O público-alvo são prefeitos, gestores, vereadores e interessados no desenvolvimento de políticas públicas pautadas nas Tecnologias da Informação e Comunicação. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/santiago/.

O diretor da RCD, José Marinho, explica que a ideia do fórum é demonstrar como a tecnologia tem impactado positivamente em setores como finanças, educação, saúde, turismo, entre outros. “A tecnologia é transversal a todas as áreas da administração pública e é o que realmente pode otimizar a gestão, reduzir custos, aumentar a arrecadação e tornar uma cidade mais atrativa e conectada”, frisa Marinho.

Em 2015, o primeiro encontro aconteceu em São Sepé, promovido em conjunto com a Prefeitura da localidade, e reuniu representantes de 24 localidades. “É uma iniciativa um pouco ousada para nossa região que não tem muita tradição em cidades digitais. Estamos contentes de receber tantos municípios do país e que a gente comece cada vez mais nos integrarmos porque a tecnologia da informação é uma ferramenta tão importante quanto foi a inchada, a foice e o martelo anos atrás. São tecnologias novas que estão vindo para melhorar a vida das pessoas. Precisamos conhecer, nos familiarizarmos com essas tecnologias novas para em cima dessas informações tomarmos decisões e que investimentos podemos fazer, em quais áreas”, disse na ocasião o prefeito de São Sepé e vice-presidente da Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCENTRO), Léo Girardello.

No Estado, outros fóruns de cidades digitais foram realizados pela RCD, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, em Tapera (Alto Jacuí) e Gramado (Serra Gaúcha).

Leia mais: Fórum de Cidades Digitais do Centro do RS reúne representantes de 24 localidades, de cinco estados

Mapeamento mostra iniciativas digitais entre os municípios da AMCENTRO