Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Conecta Recife chega à 19 unidades de saúde
Conecta Recife chega à 19 unidades de saúde

27/07/2016 10:19h

Conecta Recife chega à 19 unidades de saúde

Com a expansão, agora são 117 pontos espalhados em toda a cidade. Pelo menos, 200 mil pessoas que utilizam os locais serão beneficiadas com a iniciativa

Em menos de dois meses, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), anuncia uma nova expansão no serviço de internet wi-fi gratuita para a população.

O Conecta Recife atende agora os recifenses que utilizam as unidades de saúde e três locais com grande utilização receberam um reforço. São 19 policlínicas e Upinhas e locais como os Parques da Jaqueira e Macaxeira. Agora, ao todo, são 117 pontos em 35 bairros do Recife e todas as Regiões Política-administrativas (RPAs) atendidas.

As unidades beneficiadas com um ponto de wi-fi cada, são: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério); Upinha Dra. Fernanda Wanderley (Linha Do Tiro); Upinha Dr. Moacyr André Gomes (Casa Amarela); Policlínica Agamenon Magalhães (Afogados); Upinha Desembargador José Manoel de Freitas Ur4/Ur5 (Cohab); Upinha Acs Maria Rita da Silva (Córrego Do Euclides/Alto José Bonifácio); Upinha Dom Hélder Câmera (Nova Descoberta); Policlínica do Pina (Pina); Policlínica Amaury Coutinho (Campina do Barreto); Policlínica Lessa de Andrade (Madalena); Policlínica Professor Waldemar de Oliveira (Santo Amaro); Policlínica Gouveia de Barros (Boa Vista); Policlínica Albert Sabin (Tamarineira); Maternidade Bandeira Filho (Afogados); Policliníca Salomão Kelner (Água Fria); Policlínica Arnaldo Marques (Ibura); Centro de Saúde Bido Krause (Totó); Centro Médico Senador Ermírio de Moraes (Casa Forte) e; Centro de Saúde Dr. José Dustan (Iputinga).

Mais de 200 mil pessoas usam os serviços das unidades de saúde por mês e serão beneficiadas. A ampliação foi realizada utilizando a infraestrutura já existente nos prédios públicos, com tecnologia de internet sem fio indoor, diferente dos demais pontos que se localizam em espaços públicos abertos. O sinal fica localizado nas salas de espera, para atender pacientes e acompanhantes.

O Parque da Jaqueira, Marco Zero e o Mercado de Casa Amarela que já registram uma grande utilização do serviço, receberam, cada um, mais um ponto de wi-fi. O serviço no Parque da Macaxeira é novo e o local entra na lista de lugares públicos com internet sem fio.

Os pontos foram escolhidos visando incluir digitalmente o cidadão, principalmente nos equipamentos da PCR, que recebem dezenas de pessoas diariamente. A Upinha da Guabiraba foi a primeira unidade de saúde a receber o serviço. O sucesso na utilização fez com que a Emprel decidisse ampliar e investir ainda mais nesses locais. Agora, são 20 unidades de saúde contempladas, cumprindo com o anúncio feito no primeiro semestre de 2016.

"No fim de maio, já havíamos anunciado um acréscimo outros 19 pontos e prometido a inclusão das unidades de saúde para até o fim do ano. O benefício chegou pelo menos cinco meses antes do programado. Os novos locais representam ainda mais inclusão digital para as pessoas que mais precisam", afirmou o presidente da Emprel, Eugênio Antunes.

MUDANÇA - Também foi anunciado no último mês de maio diversas mudanças no Conecta Recife. Além dos novos pontos de acesso em locais como o Compaz do Alto de Santa Terezinha, o usuário não precisa mais realizar o cadastro para utilizar o serviço e a velocidade passou de 640 Kbps para 1 Mbps. O tempo de navegação também foi ampliado de uma para duas horas ininterruptas e todos os pontos receberam novos equipamentos e antenas, o que melhora a qualidade do sinal. Desde o anúncio, o número de usuários subiu de 6 mil para 8 mil por dia, representando um crescimento de 36,5%.

Novos locais:

- Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério)
- Upinha Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro)
- Upinha Dr. Moacyr André Gomes (Casa Amarela)
- Policlínica Agamenon Magalhães (Afogados)
- Upinha Desembargador José Manoel de Freitas Ur4/Ur5 (Cohab)
- Upinha Acs Maria Rita da Silva (Córrego do Euclides/Alto José Bonifácio)
- Upinha Dom Hélder Câmera (Nova Descoberta)
- Policlínica do Pina (Pina)
- Policlínica Amaury Coutinho (Campina do Barreto)
- Policlínica Lessa de Andrade (Madalena)
- Policlínica Professor Waldemar de Oliveira (Santo Amaro)
- Policlínica Gouveia de Barros (Boa Vista)
- Policlínica Albert Sabin (Tamarineira)
- Maternidade Bandeira Filho (Afogados)
- Policliníca Salomão Kelner (Água Fria)
- Policlínica Arnaldo Marques (Ibura)
- Centro de Saúde Bido Krause (Totó)
– Centro Médico Senador Ermírio de Moraes (Casa Forte)
- Centro de Saúde Dr. José Dustan (Iputinga)
- Parque da Macaxeira

Locais que receberam reforço:

- Marco Zero
- Mercado de Casa Amarela
- Parque da Jaqueira

Via Prefeitura de Recife