Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Lajeado (RS) inaugura projeto de Internet gratuita à população
Lajeado (RS) inaugura projeto de Internet gratuita à população

17/08/2016 11:01h

Lajeado (RS) inaugura projeto de Internet gratuita à população

Projeto Lajeado Digital disponibiliza duas horas de acesso livre por dia ao usuário

Já está em operação o projeto Lajeado Digital. Por meio dele, a comunidade tem acesso gratuito à internet em diversos locais públicos do município. A cerimônia de inauguração do sistema ocorreu na manhã de ontem (15), na Praça da Matriz, com a presença de representantes do governo municipal, equipe técnica e estudantes e professores.

As amigas Bruna Silva (13), Alana Vedoi (14), Ana Laura Vedoi (12) e Nataly Wiethauper (12), da escola Vida Nova, do Bairro Conventos, comemoram a iniciativa, que será utilizada para fins de lazer e estudo. "É uma distração. Vamos poder ir nas praças para se conectar com os amigos que estão longe", comenta Alana.

Além de facilitar o acesso a redes sociais, no caso de Alana, Ana Laura e Nataly ajudará em outras tarefas, como em pesquisas para a aula. As três não possuem internet em casa. "Temos o celular, mas sem sempre dinheiro para o cartão", compartilha Nataly.

Estes dois objetivos da iniciativa - de entreter e de ajudar em trabalhos da escola - foram lembrados pelo secretário de Governo, Auri Heisser, durante seu pronunciamento. "Facilitar o dia a dia das pessoas é o objetivo do projeto". Conforme ele, o Lajeado Digital começou a ser discutido em 2014, com avaliações da sua viabilidade técnica e financeira. O município fez uma parceria público-privada para executar a iniciativa. Com isso, pagará apenas pela prestação do serviço, a partir de agora, e não pela instalação da rede.

Ao todo, são cerca de 140 pontos públicos com cobertura do sinal, como praças, o Parque Professor Theobaldo Dick, postos de saúde e escolas municipais.

Câmeras

O projeto Lajeado Digital é composto, também, por câmeras com imagem em tempo real e em HD. Os equipamentos são fixos e será possível o monitoramento da polícia a partir de uma central. Alguns irão gravar imagens, porém os pontos ainda não foram definidos. Para a comunidade, o aplicativo disponibiliza a visualização das imagens via celular - basta clicar no link do local de interesse do usuário.

Saiba mais

O projeto Lajeado Digital disponibiliza dois megas de internet por celular. Para utilizar durante duas horas por dia, basta se cadastrar na rede por meio do aplicativo LajeadoDigital (tudo junto), que pode ser baixado gratuitamente, e conectar via Wi-fi. A rede é constituída por 80 quilômetros de fibra ótica e abrange todos os bairros de Lajeado. As antenas estão espalhadas em postes.

Via O Informativo do Vale