Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - São José dos Pinhais recebe prêmio pelo Programa Farmácia Popular Municipal
São José dos Pinhais recebe prêmio pelo Programa Farmácia Popular Municipal

28/11/2016 17:49h

São José dos Pinhais recebe prêmio pelo Programa Farmácia Popular Municipal

Iniciativa inédita no país, que reduziu custos e melhorou o atendimento aos munícipes, foi homenageada durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

O Município de São José dos Pinhais participou, com a explanação de dois programas, do 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Maringá, nos dias 24 e 25 de novembro, e que contou com a participação de mais de 100 municípios de todo Brasil.

Com o slogan “Construindo novos modelos de municípios inteligentes”, o Congresso, tratou de políticas públicas e de como a tecnologia pode melhorar a gestão e a vida das pessoas, por meio do acesso a soluções de mercado, modelos em andamento nas localidades e iniciativas.

Dentro deste cenário, foram apresentados no evento, pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Rafael Rueda Mühlmann, os dois programas implantados em São José dos Pinhais: a Central de Monitoramento da Guarda Municipal, que já conta com dez anos de existência e foi uma das pioneiras do país, sendo até hoje referência entre as guardas municipais do Brasil; e o programa pioneiro no Brasil, o Farmácia Popular Municipal – que credenciou farmácias particulares, mediante convênio, na distribuição de medicamentos SUS, e que pela iniciativa recebeu o Prêmio Inovação durante o evento.

“No Brasil não existe nenhum município que ao longo do ultimo ano não faltou pelo menos um medicamento, seja por trâmite judicial, problema com fornecedor, aumento inesperado da demanda, burocracia. Por isso analisamos o programa federal Farmácia Popular, e foi daí que partiu a ideia construir uma solução para a falta de medicamentos. Foram muitas etapas, o projeto foi para Brasília, esteve no Ministério da Saúde, verificamos junto ao Governo do Estado, Procuradoria e Controladoria do Município, e foi criado então um projeto de Lei, com a regulamentação necessária, até a elaboração e implantação do programa”, explicou Rafael durante o evento.

Via Prefeitura de São José dos Pinhais.