Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - São José dos Pinhais será sede do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais
São José dos Pinhais será sede do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Por Sharlene Sarti em 12/01/2017 17:19h

São José dos Pinhais será sede do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Termo de parceria para organização do evento, que é gratuito para servidores públicos, foi assinado nesta quinta-feira (12)

O diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de São José dos Pinhais, Rafael Rueda Muhlmann, assinaram nesta quinta-feira (12) o termo de cooperação para realização do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, marcado para os dias 23 e 24 de novembro.

O evento é o maior do gênero voltado para pequenos e médios municípios e visa estimular investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação no aprimoramento dos serviços públicos, aproximando gestores das novas tecnologias e do setor privado interessado nesse mercado. As inscrições, gratuitas para servidores públicos, devem ser abertas em breve.

Em 2016, representantes de mais de 100 localidades participaram da quarta edição do evento realizada em Maringá, em novembro. O objetivo do Congresso é abordar iniciativas, modelos, políticas públicas, linhas de financiamentos, serviços de mercado e fornecer subsídios a gestores interessados em planejar e implantar projetos na área visando o desenvolvimento socioeconômico dos municípios por meio da tecnologia.

Para o diretor da RCD, José Marinho, São José dos Pinhais desponta no que se trata de investimentos na linha das cidades digitais e inteligentes. O município, localizado na Região Metropolitana de Curitiba e com cerca de 300 mil habitantes, possui uma fábrica própria de software e uma diretoria de TI para pensar e desenvolver soluções para administração, como o projeto Farmácia Popular Municipal, proposta inédita no país e que reduziu custos e melhorou o atendimento à população.

A iniciativa também foi homenageada durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais com o título de Projeto Inovador 2016. “Temos o objetivo de informatizar 100% das nossas secretarias e serviços, pois entendemos que a tecnologia gera melhorias e também economia ao setor público. Eventos como este congresso reúnem experiências e auxiliam o serviço público”, comentou o prefeito Toninho Fenelon.

Confira o vídeo abaixo da TVRCD sobre a Farmácia Popular Municipal: