Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Campo Bom sediará I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre
Campo Bom sediará I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre

Por Sharlene Sarti em 19/01/2017 16:53h

Campo Bom sediará I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre

Gratuito para servidores públicos, o Fórum já está com as inscrições abertas

Desenvolver o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no setor público, com o compartilhamento e discussão entre especialistas em cidades digitais e a apresentação de cases de sucessos. Esse é o objetivo do 1º Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, que acontecerá em Campo Bom no dia 27 de abril deste ano, no teatro do Complexo Cultural Cei. O prefeito Luciano Orsi firmou nesta quinta-feira, 19, o contrato de parceria entre a Administração Municipal e a Rede Cidade Digital (RCD) para a realização do evento. Gratuito para servidores públicos, o Fórum já está com as inscrições abertas pelo site http://forum.redecidadedigital.com.br/

Orsi já havia participado como convidado do 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, na cidade de Maringá, Paraná, promovido pela RCD em novembro de 2016. Para o prefeito, é importante que a cidade assuma um posto de protagonista no evento e consiga reunir ideias e realizações de sucesso na área digital do setor público. “Queremos que a cidade possa ser uma referência nesta área na região e já estamos desenvolvendo novos projetos para apresentar durante o fórum. Ainda estamos gestando a ideia, mas já posso adiantar que é uma iniciativa que facilitará o acesso a informação para a comunidade e que tem a ver com nossa ideia de dar transparência ao serviço público”, define Orsi.

Para o diretor da RCD, José Marinho, o momento é oportuno para que as Prefeituras definam o planejamento municipal baseado nas TICs visando à retomada do crescimento, eficiência na aplicação dos recursos e uma gestão inteligente. “Será um grande evento e oportuno para se definir estratégias e ações para melhorar o atendimento nos serviços públicos e a vida das pessoas por meio da tecnologia. Inovação é o caminho para os municípios que pensam em desenvolvimento econômico e social”, frisa Marinho.

Durante o Fórum, serão abordados temas como políticas públicas, linhas de financiamento para modernização da gestão, soluções de mercado, iniciativas e modelos em andamento nas cidades, contribuindo com a troca de informações entre gestores. O foco principal são prefeitos, gestores, vereadores e demais interessados no desenvolvimento das localidades.

Saiba mais sobre o evento - A Rede Cidade Digital é uma iniciativa de fomento à implantação de soluções em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para as cidades. Para tanto, a Rede Cidade Digital atua para informar, através da produção de conteúdo próprio e da disseminação de conteúdos relevantes, e promove espaços para compartilhamento de experiências e conhecimentos. Os eventos promovidos pela Rede Cidade Digital, em conjunto com Prefeituras e Associações de Municípios, têm o objetivo de reunir prefeitos, gestores públicos de diversas áreas, vereadores, empresários, academia, entidades e todas as pessoas interessadas em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades, tornando o serviço público mais eficiente e melhorando a vida das pessoas.

O I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre conta com o apoio da Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Com informações da Prefeitura de Campo Bom.

Serviço:
I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre
27 de abril, em Campo Bom (RS)
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812