Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Serviço do Samu do RS poderá ser acionado por aplicativo para celular
Serviço do Samu do RS poderá ser acionado por aplicativo para celular

20/01/2017 14:44h

Serviço do Samu do RS poderá ser acionado por aplicativo para celular

A novidade será lançada em breve nas plataformas Android e iOS

Foi apresentado nesta quarta-feira (18) o aplicativo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Rio Grande do Sul, que possibilitará a requisição do serviço por meio do aplicativo para celular. A novidade foi detalhada pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, e pelo secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, e será lançada em breve nas plataformas Android e iOS, tendo como principal vantagem o pré-cadastramento de dados pessoais do usuário e a sua localização por GPS, o que dará maior agilidade ao atendimento.

Inicialmente o aplicativo estará disponível para os 257 municípios atendidos pela Regulação Estadual, local que recebe as chamadas e aciona o socorro. Mais adiante, Porto Alegre e os outros 18 municípios que possuem o Samu e são atendidos por outras centrais de regulação também contarão com o suporte do aplicativo. Além da capital, há hoje centrais do Samu em Pelotas, que atende a 11 municípios; Bagé, 5 municípios; e Caxias do Sul, que também recebe os chamados de Vacaria.

Ao ligar para o Samu leva-se, em média, 90 segundos para que o atendente obtenha todas as informações de identificação do usuário, como nome e local. Com esses dados cadastrados no aplicativo, a estimativa é reduzir algo entre 20 e 30 segundos neste tempo. A nova ferramenta é gratuita e não substituirá o atendimento pelo telefone 192.

Após baixar o app, o usuário faz um cadastro, informando seu nome, data de nascimento e CPF. Ao precisar entrar em contato com o Samu numa urgência, o usuário abre o aplicativo no telefone, pelo qual pode chamar o serviço para si ou para outra pessoa. O programa faz a ligação para o telefone 192, automaticamente, e um atendente recebe a ligação, já com as informações básicas de identificação do usuário. Além disso, a pessoa pode marcar onde está por GPS ou deixar pré-cadastrados endereços favoritos.

Via Jornal do Comércio.