Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Aplicativo em Manaus vai informar quando ônibus chegará em ponto
Aplicativo em Manaus vai informar quando ônibus chegará em ponto

26/01/2017 15:20h

Aplicativo em Manaus vai informar quando ônibus chegará em ponto

O app será lançado nesta quinta-feira (26), segundo Prefeitura. Usuário poderá conferir, em tempo real, a rota dos coletivos

A partir desta quinta-feira (26), usuários do transporte coletivo de Manaus poderão acompanhar o tempo estimado de chegada dos ônibus nos pontos da cidade. A proposta é reduzir o tempo de espera.

De acordo com o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o aplicativo "Cadê Meu Ônibus?" reúne dados por meio de GPS instalados nos cerca de 1.600 ônibus de Manaus, que vão indicar, em tempo real, o horário de chegada dos coletivos em cada parada.

"Vai melhorar a vida do usuário, vai facilitar a vida do usuário e vai permitir mais segurança. O aplicativo que você digita o seu destino, qual o número do seu ônibus e ele vai dizer em quanto tempo aquele ônibus estará na sua parada", explicou.

De acordo com Rotta, o aplicativo foi desenvolvido com apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Diversos estudos e testes foram realizados para garantir a precisão dos dados. Futuramente, segundo a Prefeitura, o aplicativo deve ser modificado para a acessibilidade de pessoas cegas, inserindo áudio.

Coronel Audo Albuquerque, superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), disse que o app também informa o passageiro sobre linhas disponíveis.

"Esse aplicativo contempla várias situações. A primeira é você saber que linha passa naquele local. Depois disso, você saber a aproximação do ônibus, o tempo em que ele vai chegar, e além disso para onde você quer ir também, e o tempo que você vai demandar para chegar em determinado local", explicou.

No "Cadê Meu Ônibus?", também vai ser possível fazer críticas e sugestões sobre o sistema de transporte urbano. "A própria população vai poder interagir com o sistema, vai nos enviar sugestões, vai denunciar e vai oferecer a sua crítica, e isso em tempo real. Estamos aproximando o usuário do sistema de transporte público", disse.

Via G1.