Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Cidade Digital começa a ser instalada em Santo Antônio de Pádua
Cidade Digital começa a ser instalada em Santo Antônio de Pádua

06/04/2017 11:17h

Cidade Digital começa a ser instalada em Santo Antônio de Pádua

Com o projeto, prédios públicos terão conexão com fibra óptica e praças terão sinal de wi-fi para a população

Foto Bruno F. Cunha/panoramio

As obras do programa “Cidades Digitais” em Santo Antônio de Pádua (RJ) tiveram início nesta semana. O programa foi desenvolvido pelo governo federal, através e parceria do Ministério das Comunicações, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com a Prefeitura de Santo Antônio de Pádua.

O Diretor de Projetos Tecnológicos Renan Gonçalves esteve acompanhando os funcionários da empresa responsável pela execução do projeto no município. A previsão de conclusão das obras é de 40 dias. O programa tem como objetivo instalar a infraestrutura para sinal de internet via fibra óptica, beneficiando toda a população, além de melhorar o funcionamento dos serviços públicos por meio da integração em rede dos diversos setores da administração municipal.

Dentre os prédios que serão contemplados com a nova tecnologia estão Unidades de Saúde, Secretarias Municipais, Creches e Escolas Municipais, Rodoviária, Teatro Municipal, entre outros. O programa também propõe a instalação de sinal wi-fi gratuito em pontos públicos, os locais contemplados serão as Praças Pereira Lima, Monsenhor Diniz e Cidade Nova. Posteriormente outros pontos da cidade também receberão o sistema.

Na última semana, representantes da empresa responsável pela implementação estiveram reunidos com o Chefe de Gabinete Dr. Ricardo da Silva Miguel, com a Diretora do Departamento de Tecnologia da Informação Taciana Oliveira, com o Diretor de Projetos Tecnológicos Renan Gonçalves e com o Secretário Municipal de Obras Alexandre Brasil, onde foi apresentado o cronograma e os locais onde serão instaladas as fibras.

Segundo os representantes da empresa, a fibra óptica passará por toda cidade através de tubos subterrâneos, com uma instalação não evasiva.

O Prefeito Josias Quintal assinou o acordo de cooperação com o Ministério das Comunicações para a implantação do Projeto Cidades Digital em 2014, aproximadamente 1 ano após a entrega do projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal.

O programa Cidade Digital busca a modernização da gestão municipal e o desenvolvimento local através de uma rede de telecomunicações que vai interligar os órgãos públicos.

"Para nós é um momento muito importante, que confirma todo o nosso esforço em modernizar a administração pública e com ela trazer todos os seus benefícios”, disse o Prefeito Josias Quintal.

Via Folha Itaocarense