Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Capão Bonito lança programa de internet gratuita
Capão Bonito lança programa de internet gratuita

10/04/2017 13:54h

Capão Bonito lança programa de internet gratuita

Captação do sinal será feita por meio de antena modelo radio tip-link que poderá ser adquirida pelo próprio cidadão e instalada na residência

No mundo contemporâneo, um dos fatores vitais para o desenvolvimento econômico, social e cultural tem sido o aproveitamento das oportunidades oferecidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Hoje, a sociedade compartilha a crença de que o crescimento econômico e social depende, em larga medida, da amplitude e efetividade dos processos de adaptação, mudança e inovação tecnológicas, bem como da capacidade de gerar e difundir informação e conhecimento, criar emprego e renda, fomentar a equidade social e cultural e promover o bem-estar dos cidadãos.

Há, porém, uma grande lacuna no Brasil entre aqueles que já desfrutam, de diversas formas, dos benefícios decorrentes do acesso às TICs e um segundo grupo, largamente majoritário, que não tem tido a mesma facilidade de acesso a esses recursos e às inumeráveis oportunidades que eles proporcionam nos campos da informação, do conhecimento, da educação formal e não-formal e da qualificação profissional, entre outros.
Em Capão Bonito, esse segundo grupo, de acordo com informações levantadas em pesquisas apontam que esse grupo chega a quase 40% da população.

Para justamente preencher esta lacuna no momento em que a cidade comemora seus 160 anos, a prefeitura de Capão Bonito (SP) fez o lançamento oficial na tarde do último dia 05/04, na escola estadual “João Baptista do Amaral Vasconcellos” do Programa Cidade Digital.

O programa possibilitará a distribuição de internet gratuita a cidade através de seis pontos estratégicos – Jardim Alvorada, Nova Capão Bonito, Av. Santos Dumont, Jardim Boa Esperança, Distrito do Turvo dos Almeidas e Praça Rui Barbosa.

A captação do sinal será feita por meio de antena modelo radio tip-link que poderá ser adquirida pelo próprio cidadão e instalada na residência. Hoje o valor deste equipamento varia de R$ 80 a R$ 120. 

Os critérios – Segundo o assessor de governo, jornalista Francisco Lino Santana que apresentou o programa, para ter acesso a internet gratuita o cidadão deverá fazer um login com seu CPF e criar uma senha. “Esse pré-cadastro terá validade de 60 dias, prazo que o munícipe terá para ser incluído no sistema gerenciado do Wi-fi Gratuito”, explicou Francisco Lino.

Segundo os técnicos, a área de abrangência do sinal será de até 3 quilômetros do ponto até a residência com antena de captação e até 200 metros do ponto para smartphone. “O sinal disponibilizado poderá ser conectado através de antena via rádio. A Vila Aparecida, maior bairro da cidade, será atendida pelo ponto instalado estrategicamente na av. Santos Dumont”, destacaram os técnicos que também estiveram presentes na apresentação do programa.

Para segurança interna, a prefeitura estará bloqueando o acesso a dowloads de filmes, músicas, sites com conteúdo não recomendado.

“Antes de adquirir qualquer equipamento também alertamos para a importância em se fazer uma consulta através de um técnico de informática para verificar a disponibilidade do sinal na região e também a qualidade. A prefeitura não indicará onde comprar, quem deverá instalar (recomenda-se um técnico em informática e também não se responsabiliza por equipamentos não homologados pela ANATEL”, salientou Francisco Lino.

Grande passo para informatização de setores como Saúde e Educação – O prefeito Marco Citadini qualificou o Programa Cidade Digital como o primeiro passo para a informatização de setores importantes como Saúde, Assistência Social e Educação.

“O nosso Programa Cidade Digital está alinhado com as orientações da Telebrás e do Ministério das Comunicações (MC), responsáveis pela implantação do Plano Nacional de Banda Larga (BNPL). Com a internet gratuita queremos aumentar a eficiência administrativa implantando serviços públicos eletrônicos, especialmente na área de Saúde, Educação e Social”, afirmou o prefeito, que destacou também que o programa será aperfeiçoado ano a ano com recursos que serão captados junto ao governo federal, estadual e apoio de deputados parceiros da cidade.

Via Prefeitura de Capão Bonito