Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Projeto “Praça Digital” traz sinal de internet gratuita em Ribeirão do Pinhal
Projeto “Praça Digital” traz sinal de internet gratuita em Ribeirão do Pinhal

12/04/2017 08:25h

Projeto “Praça Digital” traz sinal de internet gratuita em Ribeirão do Pinhal

Iniciativa teve um custo aproximado de R$ 5 mil

A população de Ribeirão do Pinhal (PR) agora tem acesso gratuito à internet na Praça Erasmo Cordeiro. O projeto “Praça Digital” de iniciativa da prefeitura teve um custo aproximado de R$ 5 mil, incluídos os custos dos equipamentos e da operadora que fornece a conexão. O objetivo é possibilitar que estudantes, profissionais liberais e demais moradores que transitem pela praça central da cidade possam acessar a internet sem qualquer custo.

Para acessar o sinal não é necessário nenhum tipo de cadastro. Basta que a pessoa que deseje usar a internet esteja na praça Erasmo Cordeiro com qualquer tipo de aparelho que seja capaz de captar o sinal Wi-Fi, como ta‍blet, smartphone e notebook. Ao captar o sinal abrirá uma tela que será o controle para o acesso. Caso não abra automaticamente, basta acessar o navegador do aparelho e clicar na tela para liberar o acesso.

A utilização para cada usuário será limitado para 3 horas diárias, que serão controladas pelo sistema. Já em relação ao conteúdo, há um bloqueio para sites que divulgam pornografia ou materiais impróprios para menores. As redes sociais e aplicativos de comunicação estão liberados, mas a Prefeitura admite que pode adotar restrições caso a demanda aumente muito no futuro. A velocidade a principio será de aproximadamente 1Mbp/s.

A vendedora autônoma, Neuza de Lima Pereira, estava na praça e considerou que será muito útil ter a internet na praça. “Acho muito bom porque se estiver fora de casa e precisar consultar algo de emergência ou mandar uma mensagem não vou mais precisar gastar os dados móveis do meu celular”, afirmou a vendedora.

Segundo o prefeito Wagner Martins o objetivo do projeto é facilitar o acesso à internet. “Queremos que os moradores e visitantes de Ribeirão do Pinhal possam ter acesso às informações do mundo virtual, visando proporcionar cultura e conhecimento a todos e também facilitar o acesso da população ao Portal Transparência da Prefeitura. Nosso objetivo é de em breve possamos ampliar o serviço para outros pontos de maior circulação de pessoas”, afirmou o prefeito.

Via Prefeitura de Ribeirão do Pinhal