Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Bento Gonçalves sedia 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais
Bento Gonçalves sedia 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais

Por Sharlene Sarti em 19/04/2017 14:29h

Bento Gonçalves sedia 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais

Inscrições já estão abertas para o evento promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura Municipal

Em agosto, Bento Gonçalves será o ponto de encontro de prefeitos, gestores e vereadores que buscam informatizar a gestão e inovações para suas localidades através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. O município da Serra Gaúcha, referência na adoção de sistemas e infraestrutura de rede para modernização da máquina pública, será a sede do 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, nos dias 10 e 11 de agosto.

O evento, gratuito para servidores públicos, é o maior do gênero direcionado para pequenos e médios municípios, por tratar de iniciativas, soluções e modelos aplicáveis nestas localidades, além de aproximar gestores da iniciativa privada interessada neste mercado desatendido pelas gigantes telecom.

As inscrições já estão abertas e são gratuitas para servidores públicos. Elas podem ser feitas pelo http://congressors.redecidadedigital.com.br/

O diretor da RCD, José Marinho, explica que o Congresso tem como objetivo principal promover a troca de experiência entre os gestores e levar informações sobre os impactos positivos ao se investir em tecnologia, facilitando o planejamento dos municípios. “A tecnologia é transversal no setor público e precisa ser incorporada no planejamento estratégico das cidades que pensam em desenvolvimento, ser mais eficientes e conectadas, incluindo o cidadão no processo de gestão”, destaca.

Desde 2015, a RCD já realizou, em conjunto com Prefeituras e Associações de Municípios, cinco fóruns regionais de cidades digitais no Estado, reunindo gestores de mais de 100 localidades. A partir de São Sepé, no centro do Rio Grande do Sul, novos encontros surgiram desde 2015, devido ao interesse de Prefeituras em provocar a discussão sobre a importância da tecnologia no desenvolvimento regional. Gramado, Farroupilha, Tapera e Santiago também foram sedes de fóruns de cidades digitais na Serra Gaúcha, Alto Jacuí e Vale do Jaguari.

A iniciativa também é fomentada pela RCD no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais atualmente. “Levamos a proposta onde há o interesse de municípios em estimular o aprimoramento dos serviços públicos e melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio da tecnologia e, principalmente, onde a informação sobre os benefícios de se deflagrar processos de cidade digital e inteligente não chega. Não se pode mais pensar em desenvolvimento em um ambiente desconectado e atrasado”, frisa do diretor da RCD, ressaltando a capilaridade do movimento.

Serviço:
1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais
10 e 11 de agosto, em Bento Gonçalves
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congressors.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812