Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Garibaldi apresenta a gestores investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação
Garibaldi apresenta a gestores investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação

Por Fernanda Menuci em 19/04/2017 16:42h

Garibaldi apresenta a gestores investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação

Município implementa o programa Cidade Digital desde 2010

Durante o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, que acontece no dia 27 de abril, em Campo Bom, o técnico em TI da Prefeitura de Garibaldi, Marcelo de Borba, apresenta a gestores os projetos feitos pelo município na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O município de 33 mil habitantes, localizado na Serra Gaúcha, conta com uma série de ações para informatização da gestão pública, com os primeiros investimentos desde 2010. Segundo o técnico em TI da Prefeitura de Garibaldi, a ideia é mostrar o andamento dos projetos, as dificuldades observadas no processo e os resultados obtidos. “Até agora foram investidos aproximadamente R$800 mil”, destaca.

Para ele, o desenvolvimento tecnológico é um benefício que deve ser usado em todo o processo de gerência de um município. “A tecnologia é, na verdade, um pilar da gestão. Não existe gestão sem tecnologia. Sendo ela um pilar, deve ser incorporada a todas as áreas. É com ela que fazemos mais com menos”, ressalta Borba, explicando que o Cidade Digital de Garibaldi teve início com a implementação de redes de fibra óptica no entorno da cidade, interligando todos os órgãos públicos que se encontram fora do centro a cidade. A infraestrutura chega atualmente a 30 km.

O programa também possibilitou a criação do projeto “Internet para Todos”, onde o sinal wi-fi é distribuído gratuitamente para a população em 14 bairros. No total são 10 pontos de fornecimento e 531 núcleos familiares atendidos.

Além de enxugar os custos da máquina pública com a adoção da telefonia Voip, o técnico conta que a cidade tem investido ao longo dos últimos cinco anos na integração dos sistemas do município para uma plataforma online, incluindo todos os módulos da gestão. Através do portal, o cidadão pode emitir certidões negativas, consultar débitos e o cadastro imobiliário, gerar guias de alvarás, notas fiscais, notas de serviço, encaminhar demandas, acompanhar licenciamentos ambientais, ter acesso a portais informativos, ouvidoria, além do acesso ao Portal da Transparência. Borba diz que esse sistema ainda está sendo aperfeiçoado e que no momento a Prefeitura trabalha para que futuramente o cidadão também possa acompanhar a consulta de protocolos pela internet.

Fórum de Cidades Digitais – Organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, o evento é gratuito para servidores públicos e visa promover a troca de experiências entre prefeitos, gestores e vereadores, estimulando o surgimento das cidades inteligentes no Estado.

As inscrições podem ser feitas pelo redecidadedigital.com.br, portal que também é referência no país para as Prefeituras que buscam informações sobre como investir em tecnologia para o aprimoramento dos serviços públicos.

O I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre tem o patrocínio ouro da Exati Tecnologia e da Lazy Parking, prata da Digistar e da Gauss, e apoio da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER) e da Associação Brasileira de Internet (ABRANET). 

Serviço:
I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre
27 de abril, Campo Bom
Inscrições gratuitas para servidores públicos aqui.

Informações pelo (41)3015-6812 ou forum@redecidadedigital.com.br