Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Programa Praças Digitais oferece acesso gratuito à internet via Wi-Fi em Mogi das Cruzes
Programa Praças Digitais oferece acesso gratuito à internet via Wi-Fi em Mogi das Cruzes

20/04/2017 16:19h

Programa Praças Digitais oferece acesso gratuito à internet via Wi-Fi em Mogi das Cruzes

A instalação do sinal proporciona inclusão digital e facilidade de comunicação

Foto: Guilherme Berti/ PMMC

Usuários de dispositivos móveis com conexão à internet ganharam mais quatro pontos de acesso gratuito à rede em Mogi das Cruzes. Na manhã do último dia 11, o prefeito Marcus Melo lançou o programa Praças Digitais, que inicialmente oferece sinal wi-fi em quatro espaços públicos da cidade: Largo do Rosário e praças do Carmo e Oswaldo Cruz (todos na região central) e da Liberdade, em Jundiapeba.

O investimento é de R$ 77,9 mil e o serviço terá capacidade para suportar cerca de 120 usuários simultâneos. Para utilizá-lo, bastar ligar o wi-fi do aparelho e conectar-se na opção “Praças Digitais”. Automaticamente, o sistema abre uma tela para cadastro prévio para acesso, que serve para qualquer um dos quatro pontos.

“O sinal aberto proporciona inclusão digital e amplia as possibilidades de comunicação. Desejamos e precisamos de serviços públicos com qualidade e transparência. Neste momento, são quatro praças com sinal wi-fi, mas pretendemos ampliar o programa”, diz o prefeito.

“Recentemente, estivemos em Brasília e conversamos com o ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) sobre a possibilidade de trazermos o programa Minha Cidade Inteligente para Mogi, mas, independentemente disso, vamos levar o sinal wi-fi a outras praças da cidade”, completou Melo.

De acordo com o diretor do Departamento de Recursos e Tecnologia da Informação da Prefeitura, Edson Luiz Teixeira, o serviço funcionará de forma experimental por aproximadamente 60 dias, para adequações e ajustes necessários, de acordo com a demanda de cada local. Neste período, o tempo de utilização da internet sem fio será limitado a uma hora.

Além das praças digitais, a Prefeitura já oferece conexão wi-fi no Terminal Estudantes; nos parques Centenário, Leon Feffer e Botyra Camorim Gatti; no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC, na Prefeitura); no Ginásio Hugo Ramos; no Centro Cultural e na Praça Coronel Benedito de Almeida.

Nos terminais e praças o serviço funciona 24 horas por dia. Nos parques, a disponibilização do wi-fi é durante o período em que os espaços ficam abertos à população – das 7h às 18h. 

Via: Prefeitura de Mogi das Cruzes