Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Bombinhas sedia 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
Bombinhas sedia 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Por Sharlene Sarti em 25/04/2017 16:46h

Bombinhas sedia 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Evento é o maior do gênero voltado para pequenos e médios municípios sobre o uso da tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos

Rica em belezas naturais e com diversos investimentos em tecnologia, Bombinhas passa a ser também protagonista no fomento às cidades inteligentes no Estado. Nos dias 22 e 23 de junho, o município, localizado a cerca de 70 km de Florianópolis, sedia o 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que será promovido por meio de uma parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura Municipal de Bombinhas.

O evento, gratuito para servidores públicos, é o maior do gênero voltado para pequenos e médios municípios interessados na informatização dos serviços públicos e desenvolvimento socioeconômico através de processos envolvendo as Tecnologias da Informação e Comunicação.

As inscrições para o Congresso, voltado para prefeitos, gestores, vereadores, academia e empresários, estão abertas e podem ser feitas pelo site congressosc.redecidadedigital.com.br. “É uma honra receber um evento como esse, que promove a troca de experiência positivas. O uso da tecnologia visa facilitar o planejamento das prefeituras, é uma oportunidade de discutir soluções para maior eficiência no atendimento à população. Hoje em dia não podemos pensar em gestão pública ou privada sem a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis. As vantagens são infindáveis, percorrendo os princípios da transparência, economicidade, eficiência, agilidade, controle, e, mais que tudo, dando condições de tornar a gestão muito mais próxima dos interesses dos seus cidadãos”, ressaltou a Prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva.

Desde o início do primeiro mandato da prefeita, em 2013, o município começou uma revolução tecnológica, passando do analógico para o digital. Segundo ela, foram quase R$6 milhões investidos em infraestrutura de rede, com a interligação dos prédios públicos via fibra óptica, sistemas e softwares de gerenciamento de dados, tablets nas escolas, compra de microchips e leitores digitais para controle dos animais e projetos que vão da implantação de 15 câmeras de segurança ao fornecimento de internet gratuita em 14 pontos.

Os impactos mais significativos das inovações, destaca Ana Paula, apareceram na Saúde e no controle de reclamações e pedidos. “Essas e outras inovações sistêmicas tem colocado Bombinhas como a melhor gestão de saúde em atenção básica do Brasil por três anos consecutivos, mas o melhor é ver a população satisfeita”, observa.

Programação – De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, o Congresso serve de subsídio para que prefeitos, gestores e vereadores definam estratégias e conheçam soluções que atendam as necessidades de suas localidades. “Serão dois dias para trocar experiências, conhecer ideias, serviços de mercado e iniciativas que resultem em maior eficiência de gestão e, principalmente, melhorias no atendimento aos cidadãos”, afirma Marinho.

O 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da ENW, ouro Exati Tecnologia e prata do BRDE. A iniciativa também conta com o apoio das associações de municípios do Alto Uruguai (AMAUC), Região Serrana (AMURES), Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e da Região Carbonífera (AMREC), além do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) e União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC).

Serviço:

2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Dias 22 e 23 de Junho, em Bombinhas

Inscrições gratuitas para servidores públicos. Clique aqui