Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Rio Negrinho terá oito novos pontos de internet livre
Rio Negrinho terá oito novos pontos de internet livre

12/05/2017 10:07h

Rio Negrinho terá oito novos pontos de internet livre

Acesso deve ser disponibilizado em locais com grande concentração de pessoas

Nos próximos dias, Rio Negrinho (SC) terá mais oito pontos de internet livre, mais que dobrando os atuais cinco pontos. A medida, defende o prefeito Julio Ronconi, tem o objetivo de permitir que mais pessoas possam ter acesso à wi-fi de forma gratuita, promovendo assim a inclusão digital na cidade.

Os pontos para instalação da rede wi-fi livre são determinados de acordo com estudos feitos pela Prefeitura de Rio Negrinho, através do departamento de Informática. A ideia é que eles sejam instalados em locais com grande concentração de pessoas. “Os pontos que serão contratados atenderão o Marco Civil da internet (Lei 12.965), que exige o registro dos dados de acesso dos usuários, tais como dados de cadastro, IP da conexão, MAC Address, horários e duração das conexões à internet. Todos esses dados serão armazenados por um ano ou mais, como exige a lei do Marco Civil”, explica o diretor do departamento, Fabiano Olsen.

Em locais turísticos, como o Museu Municipal Carlos Lampe e a Praça do Avião, o objetivo é facilitar o acesso não só para os moradores da cidade, mas também para os visitantes. Assim, eles podem ter acesso às informações gerais sobre a cidade. Já os moradores têm ampliado o seu acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura. Para o prefeito, o principal benefício que o projeto traz para a cidade é a inclusão digital. "A medida permite que os cidadãos tenham mais acesso às informações de modo geral, e usar a internet para ampliar seu conhecimento”, ressalta Julio Ronconi. O objetivo é ampliar a internet livre para ainda mais locais da cidade em breve.


Novos pontos de acesso:

- Praça do Jardim Hantchel

- Ginásio do Ratinho (área externa)

- Rodoviária

- Fundação Hospitalar Rio Negrinho (recepção)

- Praça do Avião (ponto já existe e terá expansão para biblioteca e Museu)

- Praça Novo Horizonte

- Praça da Vila Nova

 

Outros pontos já existentes:

- Praça no distrito de Volta Grande

- Praça São Pedro

- Praça Ind. Norte (Entrada da Cohab nova)

- Vila do Artesanato e Vila Gastronômica

 

Via Prefeitura de Rio Negrinho