Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Sinal gratuito de internet wi-fi é ampliado em Blumenau
Sinal gratuito de internet wi-fi é ampliado em Blumenau

15/05/2017 11:28h

Sinal gratuito de internet wi-fi é ampliado em Blumenau

Programa tem 51 pontos de acesso à internet em 35 locais diferentes

A professora Cristiane Aparecida Esser testou a
internet gratuita no Parque Ramiro Ruediger Foto:
Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Estar conectado é, hoje em dia, um ato quase instantâneo. Casas, empresas, escolas e repartições públicas já disponibilizam redes sem fio para quem estiver passando e as pessoas chegam a estranhar os lugares que ainda não oferecem esse tipo de conexão. Seguindo essa tendência de comportamento, as cidades passaram a disponibilizar estas redes em áreas públicas e Blumenau (SC) não ficou de fora. Começou em 2008 com a instalação de uma rede no Parque Ramiro Ruediger e se estendeu com a implantação do programa Blumenau Conecta, que hoje tem 51 pontos de acesso à internet em 35 locais diferentes e registra cerca de 22 mil conexões por dia.

A última evolução do sistema é a ampliação da rede de fibra óptica em toda a cidade e a melhoria do sinal no Parque Ramiro Ruediger em 30%, para aumentar a velocidade e a qualidade do serviço para os usuários do local.

O aumento da capacidade de sinal no parque foi possível por causa da troca do equipamento utilizado, instalado há quase 10 anos e com tecnologia já obsoleta em relação aos outros dispositivos utilizados no programa Blumenau Conecta, explica o diretor de Infraestrutura Tecnológica da Secretaria de Gestão e Transparência, Alexandre de Carly Ronsani.

Segundo ele, o modem utilizado no parque sequer estava integrado à rede do programa:

– Era um aparelho muito antigo. Quando dava problema não podíamos nem tentar verificar de forma remota. Para qualquer coisa tinha que ir um técnico até lá e verificar no local o que estava acontecendo. Além disso, ele era limitado, a área de cobertura era pequena, então resolvemos implantar outro aparelho, agora ligado a nossa rede de fibra óptica e que faz parte de fato do Blumenau Conecta.

Cadastro necessário para o acesso à rede

Com o aumento do sinal a área de cobertura foi ampliada, mas ainda não cobre todo o parque. O diretor explica que há um projeto já em análise para que todo o espaço do Ramiro seja coberto por rede wi-fi.

Ronsani explica que a ampliação da rede também exige que a oferta do serviço seja adequada ao Marco Civil da Internet, em vigor desde junho de 2014. Uma das exigências da legislação é a possibilidade de identificação dos usuários, principalmente nos casos de rede pública e, por isso, será necessário fazer um cadastro antes de utilizar a rede:

– Como é um serviço livre, mas não tem senha, a pessoa tem que se cadastrar e criar uma identificação, com login e senha, para poder utilizar a senha. Isso é importante porque precisamos ter algo que possibilite encontrar essa máquina. Por exemplo, se houver uma denúncia de pedofilia na internet e a investigação apontar que isso está ocorrendo na nossa rede, temos que ter a identificação, o IP ou registro desse aparelho que se conectou.

A conexão através de cadastro já foi implantada na prefeitura e será colocada também no Parque Ramiro Ruediger. Nos terminais de ônibus, onde o acesso é maior, porém o tempo de permanência na rede é menor, o acesso ainda ficará liberado e o cadastro só deve ser incluído quando a ampliação da rede de fibra óptica for concluída.

Via Diário Catarinense