Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Santo André lança app que leva serviços de Saneamento
Santo André lança app que leva serviços de Saneamento

13/06/2017 12:11h

Santo André lança app que leva serviços de Saneamento

Desenvolvido sem custos, ferramenta possibilitará emissão de 2ª via de fatura e consultas

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André - SP) lançou na sexta-feira (09) aplicativo de celular gratuito para smartphones e tablets com o objetivo de agilizar as consultas aos serviços da autarquia. A ferramenta foi desenvolvida pela própria equipe de TI (Tecnologia da Informação), não resultando em custos. Por ora, a disponibilidade é apenas para plataforma Android.

Por meio do intitulado Semasa Mobile – disponível na Play Store –, é possível emitir a 2ª via da fatura, com gerador de código de barras, o que permite o pagamento da conta diretamente no aplicativo de home banking do usuário. Segundo o Semasa, cerca de 5.000 pedidos de 2ª via são recebidos mensalmente.

Pelo celular também será possível consultar a situação do abastecimento de água nos bairros e verificar a hora e os dias em que o caminhão da coleta de resíduos passa em determinada rua. Até o fim de junho, o aplicativo permitirá acesso aos boletins de manutenção. “É o primeiro aplicativo lançado por um governo da região e o primeiro passo para o sistema de cidade inteligente que a gente quer implementar até 2020”, disse o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Com mais de 200 mil ligações de água na cidade, o Semasa anunciou ainda que atualizará o cadastro de usuários. “Mais de dez anos que as informações não são atualizadas e isso visa estreitar o relacionamento e ter condições de oferecer serviços com mais rapidez e eficácia”, salientou o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

Via Diário do Grande ABC