Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitura de Salvador lança aplicativo para melhorias nos bairros
Prefeitura de Salvador lança aplicativo para melhorias nos bairros

13/06/2017 14:00h

Prefeitura de Salvador lança aplicativo para melhorias nos bairros

Com o Ouvindo Nosso Bairro, a população escolherá as obras a serem feitas na cidade; votação será de 3 de julho a 7 de agosto

A população soteropolitana vai ter a chance de escolher, por meio de votação eletrônica, quais mudanças a prefeitura deve realizar no seu bairro. É o que poderá ser feito com o aplicativo Ouvindo Nosso Bairro, lançado pelo prefeito ACM Neto, na manhã desta sexta-feira (9), em solenidade na Praça João Mangabeira, nos Barris. O aplicativo já está disponível para download em celular e tablet, nas versões Android e iOS.

A ferramenta digital faz parte da segunda edição do Projeto Ouvindo Nosso Bairro que, desde 2015, vem realizando encontros presenciais com lideranças comunitárias e populares na intenção de identificar os problemas dos bairros. Diferente da primeira edição do projeto, agora, esse processo fica bem mais fácil e pode ser feito pela tela do celular. Basta baixar o aplicativo, informar os dados pessoais como CPF, e-mail e telefone, e escolher quais intervenções o bairro necessita passar.

A votação acontece entre os dias 3 de julho e 7 de agosto. Durante esse período, o usuário vai ter opção de votar em obras como requalificação de escadarias, quadras esportivas e praças, construção de escolas e creches, além de intervenções na área de iluminação e saneamento básico.

Indicação
Depois do levantamento das demandas, o usuário poderá indicar cinco obras a serem realizadas, por ordem de prioridade (sendo 1 a mais importante e 5 a menos importante). A divulgação do resultado, assim como o início das assinaturas de ordem de serviço, está prevista para a segunda quinzena do mês de agosto.

A pedagoga Priscila Lima, 29 anos, sempre antenada nas novidades tecnológicas, comemorou o novo aplicativo. "Lá em Jardim Cajazeiras, onde eu moro, são vários projetos que precisam ser executados. Agora, vai ficar bem mais fácil externar essa vontade que nós temos em ver o nosso bairro recebendo melhorias", comemorou.

De acordo com o diretor-geral das prefeituras-bairros, Júnior Magalhães, o objetivo da ferramente é aproximar a prefeitura da população. "O objetivo do aplicativo é ampliar a participação da comunidade, dando a ela a possibilidade de opinar sobre as demandas das suas localidades. A ideia também é que mais jovens participem desse processo. A ferramenta, sem dúvidas, facilita essa comunicação que tanto precisamos para entender os anseios dos soteropolitanos", disse ele.

Durante o evento, o prefeito ACM Neto aproveitou para assinar um projeto de lei que assegura que os próximos gestores municipais deem continuidade à iniciativa. O documento segue para Câmara de Vereadores nos próximos meses, quando deverá ser votado. "No fim de 2014, quando começamos a pensar quais seriam os projetos que marcariam a segunda etapa do nosso mandato, percebemos que Salvador não contava com um sistema de consulta popular que pudesse extrair a vontade do cidadão. Então, pensamos em estratégias para facilitar essa comunicação", afirmou o prefeito.

Ainda de acordo com o diretor-geral das prefeituras-bairros, Júnior Magalhães, desde 2015, foram cerca de 160 reuniões presenciais com a participação de 100 mil pessoas. A partir dos encontros, foram realizadas 1.400 obras, com o investimento total de R$ 550 milhões.

Via: Correio 24 Horas