Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Secretário de Estado fala a gestores sobre comunicação nos municípios
Secretário de Estado fala a gestores sobre comunicação nos municípios

Por Sharlene Sarti em 13/06/2017 16:15h

Secretário de Estado fala a gestores sobre comunicação nos municípios

2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais reúne prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar de inovação e desenvolvimento por meio da tecnologia

Divulgação (Foto Hermes Bezerra)

Ferramentas e como os municípios podem se relacionar melhor com os cidadãos serão abordadas pelo Secretário de Estado da Comunicação de Santa Catarina, João Debiasi, durante o 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que acontece na próxima semana em Bombinhas, nos dias 22 e 23 de junho. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Bombinhas, irá reunir prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar de desenvolvimento socioeconômico e melhorias nos serviços públicos por meio de investimentos em tecnologia. 

As inscrições são gratuitas para servidores públicos. Clique aqui e faça já a sua. 

Especialista no tema, o secretário apresenta ideias e iniciativas que podem ser aplicadas no contexto da comunicação digital para aproximar gestão pública e população. Se na iniciativa privada as empresas inovam para sobreviver, atendendo à demanda do mercado exigente e competitivo, Debiasi destaca que no setor público é preciso inovar para se ter representatividade, utilizando os novos recursos tecnológicos que facilitam a aplicação de boas ideias. “Essas possibilidades mais fluidas de comunicação permitem perceber melhor a importância do trabalho em rede, onde os limites entre instituições e cidadãos ficam elásticos e as soluções são livres para surgir de ambos os lados”, observa o secretário.

São as tecnologias que abrem espaço para o exercício da cidadania participativa. “Um projeto de Civic Technology que vai ao encontro desse novo cenário é o “Code for Boston”, que se ramificou e hoje conta com iniciativas em várias cidades do mundo, inclusive em Santa Catarina, com o “Code for Floripa”. Uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como propósito desenvolver soluções tecnológicas gratuitas e criativas de código aberto através de cidadãos, desenvolvedores e designers que estão dispostos a resolver problemas da cidade de forma voluntária”, completa.

Para o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, além de promover ambientes de interação, as cidades digitais e inteligentes facilitam o processo de gestão ao envolver a população. “É importante não só no fornecimento de dados para tomada de decisão, mas também para que as Prefeituras atendam as solicitações com maior rapidez através de sistemas e canais de comunicação”, afirma.

Congresso – As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br/. O diretor da RCD ressalta que o evento visa facilitar o planejamento municipal e levar informações aos gestores dos pequenos e médios municípios sobre como investir em tecnologia por meio de compartilhamento de inovações, políticas públicas, soluções de mercado, linhas de financiamento e modelos em andamento nas localidades. Até esta terça-feira (13), representantes de mais de 100 municípios estavam inscritos para o evento. 

O 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da ENW e da GOVBR, ouro da Exati Tecnologia, prata do BRDE e o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), CIASC, União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), das Associações de Municípios AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES e AMVALI, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST) e da Associação Brasileira de Internet (ABRANET).


Serviço:
2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
22 e 23 de Junho, em Bombinhas
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congressosc.redecidadedigital.com.br

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812 / (41) 3077-6812