Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Hackers invadem Brasília no Consegi 2013
Hackers invadem Brasília no Consegi 2013

06/08/2013 17:40h

Hackers invadem Brasília no Consegi 2013

O Transparência Hacker estará em Brasília, de 13 a 15 de agosto, para participar do VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico

No evento, o grupo promove um grande encontro para
criar soluções tecnológicas que ajudem o cidadão a
fiscalizar o governo. (Imagem: Divulgação)

Longe do estereótipo de pessoas mal-intencionadas que roubam informações privadas, a comunidade Transparência Hacker atua por causas nobres: mais transparência no governo e acesso a informações públicas. De 13 a 15 de agosto, esses hackers vão invadir a capital do país para realizar diferentes atividades no VI Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), evento gratuito realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). 

Um dos momentos mais esperados é o HackDay, onde hackativistas e participantes do congresso reúnem-se para desenvolver programas e aplicativos, a partir de dados disponibilizados pelo governo, que ajudem o cidadão na hora de fiscalizar o poder público. Em edição anterior do Consegi eles criaram, por exemplo, o projeto Otoridades ? você sabe com quem está falando?, um site para que fossem denunciados abusos protagonizados por autoridades das três esferas do poder. A proposta do Transparência Hacker - comunidade formada por desenvolvedores web, jornalistas, designers, gestores públicos e indivíduos de todo o país - é transformar a imensa quantidade de dados governamentais abertos em soluções tecnológicas que contribuam de fato para a vida das pessoas, gerem empreendedorismo, transparência e mais participação política.

Durante o Consegi 2013, o grupo promove ainda a oficina Tecnologia é mato, que ensina a fazer extração de dados públicos para facilitar o acesso à informação. Tem ainda a oficina Jornalismo e visualização de dados, onde serão apresentados casos de utilização, no Brasil e no mundo, de dados abertos para auxiliar no processo de transparência, controle e participação social. A oficina de Rádio Livre também promete movimentar o congresso. Nela os integrantes aprenderão a construir uma rádio, que será mantida no ar durante o evento para a produção de uma grade de programação colaborativa. As oficinas serão realizadas no Ônibus Hacker, um laboratório sobre quatro rodas. Para participar, basta fazer a inscrição gratuita no congresso pelo consegi.gov.br.

Com o tema Portabilidade, Colaboração e Integração, o Consegi 2013 oferece oficinas, palestras e eventos paralelos para todos os tipos de público. A ideia do evento é convocar governo, movimentos sociais, hackativistas, pesquisadores e estudantes para dialogar sobre as tecnologias que facilitam o acesso a serviços públicos e promovem a cidadania participativa.

O Consegi conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Itaipu Binacional, da Caixa Econômica Federal (CEF), da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), da Petrobras, além do apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Governo do Distrito Federal (GDF), da Escola de Administração Fazendária (Esaf), da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), do Jardim Botânico de Brasília e da World Intellectual Property Organization (Wipo).

CONSEGI 2013
Data: 13 a 15 de agosto
Local: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Km 04, Estrada Brasília/Unaí
Lago Sul, Brasília/DF

Inscrições gratuitas: www.consegi.gov.br

 

Via Assessoria de Imprensa