Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Secretário Municipal de Jussara cria aplicativo para ajudar cidadão
Secretário Municipal de Jussara cria aplicativo para ajudar cidadão

16/06/2017 15:00h

Secretário Municipal de Jussara cria aplicativo para ajudar cidadão

Usuário pode fazer reclamações e denunciar problemas a serem resolvidos

Você já teve uma lâmpada queimada e não soube como fazer a solicitação do serviço para prefeitura, passou em um buraco na sua rua e não soube a quem reclamar ou ainda identificou um possível foco de dengue, mas não pode avisar a secretaria de saúde do seu município? Pode ter certeza isso não aconteceu somente com você.

O Secretário Municipal de Planejamento Marcelo Saldania, da cidade de Jussara, ao ver a dificuldade que alguns cidadãos tinham para abrir determinados chamados decidiu que era preciso melhorar a forma de comunicação da prefeitura. “Identifiquei que havia uma falha na comunicação da prefeitura com o cidadão e decidi fazer algo para melhorar isso” explicou Saldania. O secretário desenvolveu um aplicativo gratuito, que permite o cidadão, com apenas alguns cliques, envie para o setor responsável o problema que ele identificou, com foto, geolocalização e um comentário sobre problema.

A ideia do secretário é que toda população de Jussara, cidade no interior do noroeste do Paraná, utilize o aplicativo e auxilie a prefeitura a resolver as demandas que eles tiverem. “precisamos investir nosso tempo resolvendo os problemas da população, quando o cidadão fizer um chamado, imediatamente a informação chegará na prefeitura e vamos deslocar as pessoas responsáveis para solucionar o problema, não vamos gastar o tempo procurando os problemas, vamos investir o tempo resolvendo, isso vai trazer um enorme ganho de eficiência” finalizou Marcelo.

Para o prefeito Moacir Luiz Pereira Valentini, o Tatinha, inovação e melhoria dos processos são sempre bem vindas. “Sempre procurei melhorar a forma como tratamos nossa população, o aplicativo tornará mais ágil a solicitação e vamos fazer de tudo para atender todas as demandas, o foco é melhorar Jussara para os jussarenses” comentou o prefeito. Para o vice-prefeito Robison Pedroso da Silva isso mostra que o município está sempre investindo em tecnologia, “temos a preocupação em estar atentos para as tecnologias que surgem, para sempre atender melhor nossa população”, finalizou o vice-prefeito.

O aplicativo, que se chama Aki Jussara está já disponível gratuitamente na Google Play, já pode ser baixado e utilizado pela população de Jussara. Há mais cidades testando o aplicativo que promete dar voz ao cidadão e auxiliar os prefeitos municipais na gestão.

Via: Prefeitura de Jussara