Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Anatel SC apresenta regulamentação de telecomunicações aos municípios
Anatel SC apresenta regulamentação de telecomunicações aos municípios

Por Sharlene Sarti em 16/06/2017 15:24h

Anatel SC apresenta regulamentação de telecomunicações aos municípios

Legislação para disponibilização de internet gratuita será um dos temas abordados durante o 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

A Anatel apresenta a gestores do Estado, durante o 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, a regulamentação necessária para operação de serviços de telecomunicações nos municípios. O evento, que trata de inovações e modernização dos serviços públicos por meio de investimentos em tecnologia, reúne na próxima quinta e sexta-feira (dias 22 e 23), em Bombinhas, prefeitos, gestores, vereadores e empresários de mais de 100 localidades. A promoção é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Bombinhas.

O coordenador de Processo, na área de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel em Santa Catarina, Clinton Carmo Oliveira, destaca que para a disponibilização do sinal gratuito de internet, por exemplo, os municípios devem submeter o projeto a diversas legislações vigentes, entre elas regulamentações do serviço limitado privado, comunicação multimídia e sobre equipamentos de radiocomunicação.

“A partir da obtenção da autorização da Anatel e da implantação da infraestrutura, poderá ser disponibilizado ao cidadão o acesso aos serviços informatizados do Poder Público e o acesso à Internet”, comentou ele também sobre investimentos, de forma pública ou privada, para o desenvolvimento das cidades digitais.

Congresso – As inscrições para o 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas até a próxima terça-feira (20) pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br. O evento terá a participação de representantes dos Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e das Secretarias dos governos de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais para tratar de políticas públicas e como os municípios podem fomentar ambientes de inovação nos municípios.

Modelos de cidades digitais também fazem parte da programação, entre elas São José dos Pinhais (PR) e Ilhabela (SP), além de inovações em andamento nas cidades do Estado como Florianópolis, Itajaí e Bombinhas. “É a oportunidade para trocar experiências e obter informações sobre como melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia”, resume o diretor da RCD, José Marinho.

O 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da ENW e da GOVBR, ouro da Exati Tecnologia, prata do BRDE e o apoio estratégico da Agência de Desenvolvimento São João da Boa Vista e da Paradigma. A iniciativa conta com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), CIASC, União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), das Associações de Municípios AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES e AMVALI, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST) e da Associação Brasileira de Internet (ABRANET).

Serviço:
2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
22 e 23 de Junho, em Bombinhas
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congressosc.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812 / (41) 3077-6812