Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Abertas inscrições para o 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais
Abertas inscrições para o 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais

Por Sharlene Sarti em 20/06/2017 15:08h

Abertas inscrições para o 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais

Evento é gratuito para servidores públicos e apresenta soluções tecnológicas para desenvolver municípios do Estado

Bento Gonçalves sedia nos dias 10 e 11 de agosto o 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal, evento que irá reunir prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar de inovação e modernização das administrações municipais, focadas nos pequenos e médios municípios.

“80% das cidades brasileiras tem menos de 20 mil habitantes. É pensando nessa grande parcela que a RCD, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, busca levar informação sobre como melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da tecnologia. Não existe outro caminho para desenvolver, reduzir custos e dar maior eficiência à máquina pública se não pela informatização dos processos. É um caminho sem volta”, frisa Marinho, acrescentando que a iniciativa já é fomentada em outros Estados do país. 

As inscrições para o Congresso Gaúcho de Cidades Digitais são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://congressors.redecidadedigital.com.br

O evento integra as atividades da Semana do Empreendedorismo do município. Para o Prefeito Guilherme Pasin, é uma grande oportunidade para a comunidade de Bento Gonçalves e região. “Será um momento importante para todos conhecerem o que é feito em nossa cidade em áreas digitais e o que há de melhor em tecnologia para desenvolvimento e melhora dos serviços junto às cidades. São benefícios que permeiam as áreas de educação, melhoria de serviços públicos, empreendedorismo e compartilhamento de informações”, comenta o prefeito.

Desenvolvimento regional - Desde 2015, seis encontros regionais foram realizados no Estado pela Rede Cidade Digital em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, como forma de levar informação aos gestores sobre os impactos positivos do uso das TIC por meio da implantação de projetos de cidade digital e inteligente.

Ao todo, os encontros reuniram representantes de 130 localidades na Serra Gaúcha, Região Metropolitana de Porto Alegre, Alto Jacuí , Vale do Jaguari e Centro do RS. “O objetivo de Congressos e Fóruns é promover a troca de experiências e estimular investimentos nas pequenas cidades, facilitando o planejamento municipal”, completa o diretor da RCD.

O 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais tem o patrocínio master da ENW e ouro da Exati Tecnologia. A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Internet (Abranet) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE).

Serviço:
1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais
Bento Gonçalves, 10 e 11 de agosto
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congressors.redecidadedigital.com.br

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br