Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Para coibir criminosos, Ribeirão Corrente adota 16 câmeras de vigilância 24 h por dia
Para coibir criminosos, Ribeirão Corrente adota 16 câmeras de vigilância 24 h por dia

03/07/2017 15:55h

Para coibir criminosos, Ribeirão Corrente adota 16 câmeras de vigilância 24 h por dia

Segundo a PM, município com 4,6 mil habitantes tem sido alvo de ladrões de cidades vizinhas. Equipamentos de R$ 340 mil foram comprados com verba do governo federal.

A sede do Grupamento foi preparada para receber as
imagens através de uma TV de alta definição e com
internet acoplada cedida pela Prefeitura. Estas imagens
serão repassadas para tabletes instalados nas
viaturas.

Os 28 furtos e um homicídio registrados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de janeiro a maio deste ano em Ribeirão Corrente (SP) foram suficientes para a Prefeitura instalar 16 câmeras de monitoramento na cidade. Os equipamentos foram obtidos por meio do programa Cidade Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O controle será feito em parceria com a Polícia Militar.

A cidade de 4,6 mil habitantes tem sido alvo de criminosos de cidades vizinhas e as câmeras vão ajudar a inibir a ação, segundo a PM.

“Há de se ressaltar que nós estamos em um município pequeno, mas nós temos a proximidade com Franca que potencializa a ação do crime naquela cidade neste município. Nosso objetivo é diminuir a possibilidade de criminosos acessarem a cidade”, diz o capitão da PM Helder Antônio de Paula.

Furtos
A loja e a casa do comerciante Everton da Silva Luiz foram furtadas há alguns meses e os ladrões ainda danificaram produtos que não conseguiram levar. “Levaram sifão, bocais, grelhas, vasos, lâmpadas. Fora a bagunça que eles fazem, quebram um monte de coisas. As câmeras devem ajudar a inibir esses caras, porque eles estão muito atrevidos. De uns tempos pra cá, acabou o sossego em Ribeirão Corrente.”

No ano passado, o aposentado João Garcia Veloso ficou na mira de três ladrões armados durante um assalto a uma agência dos Correios. Ele conta que os assaltantes agiram com violência e chegaram a ameaçar
“Eu fiquei no correio com a arma na minha cabeça durante um assalto. Amarram a minha mão pra trás, mandou deitar no chão. Eles ameaçaram atirar se a gente não ficasse quieto. Eu não esperava que isso fosse acontecer. A cidade não era violenta, mas está ficando.”

Vigilância 24 horas por dia

Tanto Luiz quanto Veloso acreditam que as câmeras que passarão a operar neste sábado (1º) tragam mais segurança aos moradores. O sistema recebeu investimentos de R$ 340 mil do projeto Cidade Digital, que contempla projetos de tecnologia para melhorias na qualidade dos serviços e da gestão pública.

De acordo com o capitão de Paula, a polícia tem registrado crimes contra caixas eletrônicos, casas lotéricas e agências dos Correios na região, o que leva insegurança aos moradores. O sistema de monitoramento é uma forma de prevenir a ação de criminosos.

“Qualquer grupo maior ou veículo com a característica diferente poderá ser visualizada tanto pelo poder público municipal que acionará a PM, até o próprio policial. Nós teremos a prevenção desde a raiz, não só no momento da ação, mas também na repressão imediata. Se algum criminoso vier até a cidade e praticar um crime, nós poderemos acompanhar por onde ele saiu, qual o caminho que ele fez, quais são as características dele e do veículo. Isso potencializa a ação da PM pra reprimir e fazer a prisão de possíveis autores.”

Via G1