Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Campinas lança portal do cidadão na versão de aplicativo para celular
Campinas lança portal do cidadão na versão de aplicativo para celular

13/07/2017 09:40h

Campinas lança portal do cidadão na versão de aplicativo para celular

Ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Controle

A população de Campinas agora pode acessar os serviços online da Prefeitura por meio do aplicativo para celular do Portal do Cidadão. A ferramenta foi disponibilizada na terça-feira (11) para os dispositivos móveis e pode ser baixada gratuitamente.

A princípio, como destaca o Prefeito Jonas Donizette, nove serviços vão estar disponíveis na plataforma: 156, Procon, Protocolo, Eventos, Medicamentos, Adoção de Animais, Multas, CPAT e IPTU. Mas a intenção, segundo ele, é ampliar para os demais.

O prefeito ressalta que a disponibilização dos serviços nos aparelhos de celular segue a tendência já verificada na cidade de aumento da conectividade móvel. De acordo com ele, ainda neste mês, como parte das comemorações do aniversário da cidade, a Rua 13 de Maio, A Lagoa do Taquaral e o Terminal Central vão passar a ter pontos públicos para acesso à internet sem fio.

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. .

Funcionamento

O novo aplicativo exibe os nove serviços na tela do celular e o usuário poderá fazer o cadastro por meio do Facebook ou do Google. Ao se cadastrar, também será possível, entre outras opções, receber avisos dos serviços solicitados, visualizar os protocolos e as tramitações na prefeitura.

No ícone de medicamentos, por exemplo, o aplicativo permite ao usuário saber qual a unidade de saúde mais próxima em que ele pode encontrar o remédio desejado. No caso de adoção de animais, o interessado poderá visualizar pelo celular a foto do animal e a sua descrição, e enviar uma manifestação de interesse.

A ferramenta também permite ao usuário solicitar a segunda via do carnê do IPTU, consultar multas de trânsito e vagas de emprego no CPAT, informações sobre eventos, além de poder acompanhar pelo celular o trâmite de protocolo ou de uma solicitação feita pelo 156.

Via Rádio Brasil Campinas, com informações da Prefeitura de Campinas.