Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Uberaba sedia nesta quinta I Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro
Uberaba sedia nesta quinta I Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro

Por Sharlene Sarti em 02/08/2017 17:06h

Uberaba sedia nesta quinta I Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro

Prefeitos, gestores, vereadores e empresários tratam de tecnologia para modernização e desenvolvimento dos municípios

Uberaba recebe 1° Fórum de Cidades Digitais no
Triângulo Mineiro FOTO:DIVULGAÇÃO

Representantes de mais de 20 localidades estão inscritos para o I Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro, que será realizado nesta quinta-feira (03) em Uberaba. O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), tem o objetivo de facilitar a troca de informações e levar conhecimento a prefeitos, gestores e vereadores interessados na implantação de projetos para modernizar e desenvolver os municípios através das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Na opinião do presidente da Amvale e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, a tendência nos municípios é a informatização da Saúde, que unifique as informações, facilite a gestão do setor e, principalmente, melhore o atendimento aos pacientes. Ferramentas educacionais e o uso de câmeras de monitoramento na Segurança pública são outras áreas que devem ter atenção das Prefeituras no processo de informatização. “O momento é oportuno. Hoje nós estamos em uma era em que tudo está informatizado, mas a gente sente que nem todos os municípios tiveram esse avanço. Esse encontro há muito a agregar e trazer benefícios”, acredita o prefeito.

Gratuito para servidores públicos, o Fórum terá a participação da diretora de Inovação Social e Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Lívia Leão, destacando as políticas públicas direcionadas às Prefeituras no setor. Já o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) apresenta as linhas de financiamento e como os municípios podem buscar recursos para investir em tecnologia visando aumento de arrecadação e melhorias na gestão.

Além de soluções de mercado, prefeitos dos municípios de Carmo do Paranaíba, Patos de Minas e Araxá apresentam iniciativas digitais em andamento em suas localidades. “O objetivo do Fórum é promover a troca de experiências e abordar os caminhos para melhorar a vida das pessoas e desenvolver as cidades por meio da tecnologia. Não existe outro caminho para inovar”, frisa o diretor da RCD, José Marinho.

A programação completa está disponível pelo http://forum.redecidadedigital.com.br

O I Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro tem o patrocínio master da Algar Telecom, BDMG e Click Telecom; ouro da Exati, além do apoio institucional da Associação Brasileira de Internet (ABRANET), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) - Regional Vale do Grande Rio e da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (AMPLA).

Serviço:
I Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro
03 de agosto, em Uberaba
Início: 8h30
Local: Auditório FIEMG - Regional Vale do Rio Grande 2º Andar
Praça Frei Eugênio, 365, São Benedito, Uberaba – MG
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/