Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Congresso Gaúcho de Cidades Digitais tem 100 municípios inscritos
Congresso Gaúcho de Cidades Digitais tem 100 municípios inscritos

Por Sharlene Sarti em 07/08/2017 10:51h

Congresso Gaúcho de Cidades Digitais tem 100 municípios inscritos

Gratuito para servidores públicos, evento acontece nesta semana em Bento Gonçalves e aborda tecnologia no desenvolvimento das pequenas e médias localidades

Sede do evento é o maior produtor de vinhos e
derivados de uva do Brasil

Prefeitos, gestores e vereadores de 100 municípios já estão inscritos para o 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, que acontece em Bento Gonçalves, dias 10 e 11 de agosto. O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Bento Gonçalves, é o maior do gênero direcionado para pequenos e médios municípios sobre o uso de tecnologia na administração pública, uma das principais demandas das cidades na atualidade, conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, pela necessidade de se reduzir custos, aumentar as receitas e, principalmente, oferecer um melhor atendimento à população.

Marinho observa que o momento é estratégico para inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no planejamento municipal. “Cada secretaria deve pensar em como utilizar a tecnologia no setor visando melhorar a vida das pessoas. Acho que esse é o principal objetivo de uma cidade digital e inteligente, além dos ganhos em eficiência de gestão”, afirma o diretor da RCD.

Na programação do Congresso constam políticas públicas, soluções de mercado, linhas de financiamento e modelos em andamento nos municípios. Segundo o diretor da iniciativa, o objetivo é promover a troca de experiência entre os gestores.

“O foco é levar informação aos gestores sobre como fomentar o desenvolvimento socioeconômico nas pequenas localidades por meio da tecnologia. Dados do IBGE mostram que quase 80% das cidades brasileiras têm menos de 20 mil habitantes, o que reforça, portanto, a importância de se estimular inovações nessas localidades”, completa Marinho.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://congressors.redecidadedigital.com.br/.

O 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais tem o patrocínio master da ENW, ouro da Exati Tecnologia; prata da Lema Tecnologia, Delta e W3; bronze do SAJ Procuradorias, Algar Telecom e Prefeitura e Você. A iniciativa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, das Associações de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), Região Celeiro (AMUCELEIRO), Turismo da Serra (AMSERRA), Zona de Produção Rio Grande do Sul (AMZOP), Alto Uruguai (AMAU), Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA) e do Centro do Estado (AMCENTRO), além da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Associação Brasileira de Internet (Abranet), GTISerra e do Hotel Vinocap.

Serviço:
1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais
Bento Gonçalves, 10 e 11 de Agosto
Local: Fundação Casa das Artes (R. Herny Hugo Dreher, 127)
Início: 8h30
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congressors.redecidadedigital.com.br/