Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas têm propostas em tecnologia
Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas têm propostas em tecnologia

Por Vinicius Rech em 22/08/2017 16:10h

Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas têm propostas em tecnologia

Cerca de 90% incluíram nos planos de governo ações para informatização e modernização dos serviços públicos. Em setembro, Vinhedo sedia Fórum de Cidades Digitais para gestores

Vinhedo será sede do I Fórum de Cidades Digitais do
Leste Paulista. Foto:DIVULGAÇÃO - Entroncamento na
Anhanguera

Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), com base nos planos de governo protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que a informatização de diversas áreas é uma das principais necessidades para melhorar a gestão pública entre os prefeitos na Região Metropolitana de Campinas.

A consulta revela que das 20 cidades que integram a região, 18 têm como meta utilizar a tecnologia em alguma área administrativa. Ao todo, foram mais de 60 propostas, sendo segurança e informatização, ambas com 20%, as áreas mais citadas, seguidas pela Educação com 13%.

Melhorias na rede de iluminação, incluindo a troca das lâmpadas por LED, também teve um grande interesse dos prefeitos, somando um percentual de 14% do total.

Cidades Inovadoras

Algumas cidades se destacaram com um grande volume de propostas, como é o caso de Santo Antônio de Posse, município com cerca de 20 mil habitantes, onde o prefeito Norberto de Oliverio Júnior citou os pontos de informatização para melhor integração da rede pública de saúde e na segurança, com a instalação de uma Central de Monitoramento Inteligente. O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale Júnior, também está entre os que mais citaram o uso da tecnologia, com propostas para implantação de semáforos inteligentes e investimentos em tecnologias educacionais.

Sede do I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, que será realizado no dia 28 de setembro, Vinhedo é outra localidade que busca inovar e implantar ações para se tornar um município dentro do conceito de smart cities. Entre as propostas, o prefeito Jaime Cesar da Cruz destaca o gerenciamento para registro de lâmpadas queimadas e processos de informatização da Saúde, Educação e Fiscal.

Fórum de Cidades Digitais – O evento, organizado pela RCD em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, irá reunir gestores para tratar de inovação e como melhorar o atendimento aos cidadãos por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/. O I Fórum de Cidade Digitais do Leste Paulista tem o patrocínio master da Mitra Sistemas, prata da ENW e apoio do Intercity Hotéis.

Serviço:
I° Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista
28 de Setembro, em Vinhedo
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/