Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Inclusão digital para todas as idades
Inclusão digital para todas as idades

06/09/2017 14:37h

Inclusão digital para todas as idades

Secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia fecham parceria e oferecem curso de informática gratuito para moradores de Mangaratiba

Alunos já tiveram a primeira aula presencial no CEID
Foto: DIVULGAÇÃO

O Centro de Interatividade Digital de Mangaratiba (RJ), o CEID, voltou a oferecer para a população da cidade cursos de informática gratuitos. A primeira turma já deu seus primeiros passos para a inclusão digital na tarde desta terça-feira (5).

O projeto é uma iniciativa da secretaria de Ciência e Tecnologia em parceria com a secretaria de Educação da Prefeitura. O objetivo é capacitar moradores de todas as faixas etárias, em especial crianças (turma Kids - a partir dos oito anos de idade) e idosos.

As aulas, as terças e quintas, são presenciais, mas o aluno também tem a oportunidade de reforçar seus conhecimentos através da plataforma EAD (Ensino à Distância). A diretora do CEID, Roseane Barbosa, destaca que as inscrições para as turmas de 2018 já estão abertas. “Tivemos muita procura para essas duas primeiras turmas. Independente da idade, a tecnologia é uma área onde ninguém mais quer ficar de fora”, disse.

O curso é ministrado pelo subsecretário de Ciência e Tecnologia Hugo Dourado. “A metodologia de ensino é gradual. Nesse primeiro momento do contato do usuário com a máquina, acontece a inserção dele no mundo digital. As aulas vão até dezembro, com carga horária de 40h. Tenho certeza que ao final do curso, os alunos estarão muito satisfeitos e prontos para acessar um universo muito diferente do seu, que é o mundo digital”, destacou Hugo.

Cada aluno terá direito a certificado de conclusão ao fim do curso. Os módulos para os iniciantes são: Windows, Internet, Word e Digitação. Ao final do curso os alunos realizarão uma série de projetos contemplando tudo o que foi ensinado durante o curso, como forma de pré-requisito para certificação.

Os interessados para as turmas de 2018 devem se matricular na sede do CEID, no Centro de Mangaratiba, das 8h às 16h, e apresentar os documentos de RG, CPF e Comprovante de Residência. Os menores de idade só acompanhados dos responsáveis. Mais informações pelo telefone 2789-6000, ramal 282.

 Via Prefeitura de Mangaratiba