Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitura de Santa Maria disponibiliza consultas de ocorrências de trânsito pela internet
Prefeitura de Santa Maria disponibiliza consultas de ocorrências de trânsito pela internet

29/09/2017 14:03h

Prefeitura de Santa Maria disponibiliza consultas de ocorrências de trânsito pela internet

Ferramenta possibilita a emissão de guias e documentos para agilizar a liberação do seguro

Um novo serviço online voltado à Mobilidade Urbana está à disposição do contribuinte no site da Prefeitura de Santa Maria (RS). Desde quinta-feira (28), a “Consulta de Ocorrências de Trânsito” pode ser feita pela internet, de qualquer computador ou smartphone, possibilitando que as pessoas envolvidas em acidentes com danos materiais possam consultar toda a ocorrência de trânsito de maneira simplificada.

A novidade foi anunciada na manhã da quarta-feira (27), pelo superintendente de Trânsito e Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Adão Lemos, durante as atividades promovidas em alusão à Semana Municipal de Trânsito e à Semana Nacional do Trânsito, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Antes desta ferramenta, o condutor envolvido em acidente de trânsito deveria se dirigir até a Prefeitura para providenciar provas fotográficas e o registro da ocorrência, por exemplo. A partir de agora, esse deslocamento não será mais necessário, uma vez que o contribuinte pode imprimir, de casa, todos os documentos e fotografias necessários para agilizar o encaminhamento de seguro ou a abertura de processos de reparação de danos.

Para utilizar funcionalidade, desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Prefeitura, é necessário acessar o site da Prefeitura, na seção “Serviços Online” e clicar no ícone “Consulta de Ocorrências de Trânsito”. A partir deste link, basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o número da ocorrência (fornecido pelo fiscal de trânsito no momento do ocorrido) e a data de nascimento do condutor.

De acordo com o analista de sistemas da STI, Fabrício Viero de Araujo, o sistema de cadastro de ocorrências de trânsito vai proporcionar comodidade e segurança ao contribuinte.

“No momento da ocorrência, o fiscal irá coletar os dados do motorista e do veículo, além de produzir fotografias. Além de permitir o acesso dos condutores envolvidos no acidente, o sistema também vai possibilitar a emissão de relatórios estatísticos em tempo real das ocorrências de trânsito na cidade”, afirma o analista.

O superintendente de Trânsito, Adão Lemos, complementa informando que os dados inseridos no sistema da Secretaria de Mobilidade Urbana vão permitir também, a visualização de mapas georreferneciados para o melhor planejamento do trânsito na cidade e, ainda, a realização de blitzes educativas em locais com maior incidência de acidentes.

Via Prefeitura de Santa Maria