Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Primeiro evento da Rede Cidade Digital no Nordeste tem 30 municípios inscritos
Primeiro evento da Rede Cidade Digital no Nordeste tem 30 municípios inscritos

Por Sharlene Sarti em 04/10/2017 14:50h

Primeiro evento da Rede Cidade Digital no Nordeste tem 30 municípios inscritos

Salvador sedia Fórum de Cidades Digitais para gestores da região

Capital baiana receberá no dia 19 deste mês I Fórum
de Cidades Digitais da região Nordeste
FOTO:DIVULGAÇÃO

Gestores de 30 municípios já estão inscritos para o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador, que será realizado na FIEB, na capital, no dia 19 de outubro. Gratuito para servidores públicos, o evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Salvador, é o primeiro do gênero no Nordeste e visa facilitar o processo de desenvolvimento das localidades através de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Para isso, prefeitos, gestores e vereadores reúnem-se para trocar informações sobre como melhorar os diversos setores da administração pública e conhecer modelos em andamento nas localidades. Até o momento, a iniciativa da RCD já é fomentada, por meio de parcerias com Prefeituras e Associações de Municípios, em outros cinco estados: PR, SC, SP, MG e RS.

No Fórum de Cidades Digitais em Salvador, além de soluções de mercado, está confirmada a presença da diretora do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Eloá Mateus, que abordará as políticas públicas e de que forma o governo pode ajudar as cidades nesse processo de informatização dos serviços públicos.

Jaboatão dos Guararapes (PE), Camaçari, Feira de Santana, Madre de Deus e Salvador também apresentam iniciativas digitais das localidades. Para o diretor da RCD, José Marinho, o fórum facilita o planejamento das cidades. “O principal objetivo deste evento é a troca de experiências e acesso ao conhecimento sobre como melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. São diversas as necessidades em comum e somente por meio desse processo de inovação é que as Prefeituras irão conseguir maior eficiência”, observa.

Outro ponto ressaltado pelo diretor é o papel da tecnologia no desenvolvimento local. “Não estamos falando apenas de conectividade, mas das inúmeras possibilidades que são geradas a partir das cidades digitais e que trazem impactos em toda a sociedade”, completa Marinho, destacando impactos positivos no crescimento socioeconômico.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/. O I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador tem o patrocínio máster da Furukawa, ouro da Exati Tecnologia e da TeleData - Soluções Integradas de Comunicação, além do apoio estratégico da Prefeitura Digital. Também apoiam a iniciativa a FIEB, Sebrae e União dos Municípios da Bahia (UPB).

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador

Salvador, 19 de Outubro

Local: Auditório FIEB - Rua Edístio Pondé, n° 342, bairro do STIEP

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br/